RÁDIO CAPINZAL: CONTINUA FAZENDO HISTÓRIA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

No ano passado, em 05 de dezembro, a Rádio Capinzal completou seus 41 anos de existência. Essa foi uma emissora que fez parte de minha juventude, lembro-me de como era a sua abertura e seu encerramento no final de cada dia de programação. Meu pai tinha um rádio, da marca ‘Telefunken’, era de cor verde escura, era preciso ligar na energia e esperar as velas ficarem acessas, para poder sintonizar a estação. Era nele que ouvia a Rádio Capinzal!

Foi neste contexto que cresci e tornei-me ‘amante de rádio’. A emissora AM 1540, Rádio Capinzal, a Rádio da comunidade capinzalense e ourense e de grande parte do Vale do Rio do Peixe, cresceu e, ao lado do Jornal A Semana, ganharam a conquista dos munícipes desta região.

E, em 21 de março, última segunda-feira, um novo marco passou fazer parte do histórico desta importante emissora, ela migrou de AM (Amplitude Modulada) para FM (Frequência Modulada), ou seja, para Rádio Capinzal FM (102.3). Essa mudança é significativa, pois traz evolução, proporcionando o ‘som digital’ e popularizando os recursos tecnológicos radiofônicos. Assim sendo, com todo o aparato destinado aos meios de comunicação, sendo o rádio o mais antigo e popular, agora ele entra na era digital e tecnológica.  

Ouvir rádio, ao menos para este que vos escreve, é uma terapia, e imagina ouvi-lo sem ruídos e interferências e, tendo como consequência, o alcance maior, inclusive poder ouvir aqui no Mato Grosso do Sul, via web. Estas são riquezas e detalhes de uma rádio FM, que se torna mais atrativa e interativa aos seus ouvintes.

E essa história foi iniciada no final dos anos 70, por um grupo de empresários da comunidade local, eles acreditaram e se empenharam em inaugurar a Rádio Capinzal. No início de 1980, este grupo comprou o prédio, equipamentos, contratou funcionários, e de posse de toda a legalidade, em 05/12/1980, a Rádio Capinzal iniciava suas transmissões, buscando ser uma emissora para prestar serviço a sua comunidade.

Aliás, 1980, tornou-se um março para Capinzal e região, não apenas pela inauguração da Rádio Capinzal, mas, também pela chegada da empresa Perdigão que adquiriu o ‘Frigorifico Ouro’, tanto no FPS quanto das atuais instalações do frigorifico na parte alta da cidade.

Hoje, neste novo momento, de mudança, num olhar para frente, na busca da evolução, nasce à nova Rádio Capinzal FM 102.3; revigorada, com qualidade de áudio, com nova programação, tendo a convicção do aumento de sua audiência. Portanto, todos ganham, tanto a Rádio, como seus ouvintes. Sem deixar de mencionar que essa migração para FM, estimula a contratação de outros profissionais, uma vez que agora poderá haver ampliação da programação para 24 horas.

Felicito e parabenizo, desejando muito sucesso à Rádio Capinzal FM 102.3. Parabéns a diretoria, funcionários e aos que lutaram para efetivar este sonho.

 

OBS. Infelizmente, quando finalizava a escrita deste pequeno artigo, recebia a triste notícia do falecimento de Sérgio Luiz Scarton, um dos diretores da Rádio Capinzal FM. Deus em sua infinita bondade acolha a alma do Sérgio, e dê muita coragem e fé para a sua esposa, Janis Bertola Scarton, minha colega de profissão, bem como a todos os seus familiares.