Racionalismo versus Empirismo.

Na história do pensamento filosófico e da construção da epistemologia, construíram duas formas diferentes do conhecimento, as quais são fundamentais para a teoria do conhecimento e o desenvolvimento das Ciências.

  A primeira delas o racionalismo, formulado exatamente por Descartes. Cujo centro da lógica do fundamento da linguagem está exatamente na razão, tão somente a referida tem a capacidade de formular o conhecimento.   

 Sendo que a segunda teoria do conhecimento resultou do fundamento do empirismo,  concepção desenvolvida  exatamente por   Locke, determina que os conhecimentos,  certos objetos em estudos resultam  não mais  somente   da razão e sim do campo da experiência sensível,  logicamente  que ataca o principio do inatismo.

As diferenças fundamentais entre as duas principais teorias do conhecimento definem se o racionalismo pelas seguintes características, a lógica da razão apoia nela mesma, sem dependência da experiência sensível, o fundamento da lógica racional é a fonte do conhecimento como verdadeiro.

O valor do conhecimento depende das regras, princípios, normas estabelecidas pela razão. Para o racionalismo o exemplo perfeito de conhecimento é a matemática, que depende exclusivamente do uso da razão, que faz recurso  a percepção sob o controle da atividade do intelecto.  O intelecto por ele mesmo chega à verdade objetiva.

Para a Filosofia empirista, o fundamento da doutrina como fonte de conhecimento, a verdadeira lógica do saber, encontra-se no conhecimento fundamentado na experiência sensível, que é responsável pela existência das ideias. O fundamento da natureza empírica é produzido apenas pelo campo experimental.

A razão controla o conhecimento, não apenas por ela, ou seja, por lógicas convencionais, como é no modelo anterior, isso significa que a referida nela mesma não tem muita significação para aplicação do saber, que no caso especifico do empirismo é essencial ao mundo sensível produzido pelo campo empírico.

Isso significa, que a razão por si só não chega nenhum conhecimento, o valor da racionalidade não está na própria racionalidade, porque depende exclusivamente da experiência, o mundo científico é a aplicação dessa lógica exposta, o que de certo modo é aplicável ao campo das Ciências específicas.

Com efeito, toda ação cultural depende da aplicação do campo empírico. Para o empirismo, o modelo do conhecimento verdadeiro é dado pela as Ciências naturais em campos experimentados explicados, a experiência como a física a química etc.

No entanto, o valor do racionalismo, mais especificamente a razão lógica resultada da analise da experiência serve de modo prático na fundamentação da própria experiência produzida como verdade científica.   

Edjar Dias de Vasconcelos.