Resumo: A Quick Massage é uma técnica oriental extraída do Shiatsu que traduzido para o português, significa massagem rápida. Também pode ser chamada de massagem energética japonesa, Massagem sentada, massagem expresso ou ainda massagem na cadeira. A Quick Massage é uma técnica de relaxamento feita em uma pessoa sentada na cadeira terapêutica, estando com a coluna vertebral ereta, na qual proporciona inúmeros benefícios, reduzindo dores nas articulações e nos músculos, lesão por movimentos repetitivos, dores de cabeças, tensão muscular, estresse mental, ou emocional, ansiedade, dificuldade de concentração, mau humor, má qualidade do sono, melhorando a postura e possibilitando aos funcionários estar mais dispostos para o trabalho. O presente artigo tem por objetivo mostrar através de estudo de caso que a Quick Massage é uma forma alternativa e efetiva para prevenção do estresse ocupacional no trabalho, que investir em saúde no ambiente de trabalho possibilita benefícios para a empresa e uma melhor qualidade de vida para os funcionários.

1 - INTRODUÇÃO

Falar sobre Quick Massage torna-se essencial, pois hoje a maioria das pessoas passam muito mais tempo no seu local de trabalho, muitas vezes são acometidas por estresses e doenças como tendinites, ler (lesão por esforços repetitivos, Dort (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), desânimos e cansaços dentre outros. De acordo com Cassar (2011), o uso da massagem não é uma técnica nova, pois ela já existia a milhares de anos desde a nossa pré-história. O fato e alarmante, ao percebermos que nos dias de hoje as pessoas não tem uma qualidade de vida considerada saudável e estável. Pois observa-se, um aumento dos estudos científicos relacionados ao estresse e seu impacto negativo nas relações interpessoais e no rendimento dos funcionários nas empresas. A busca pela produtividade a qualquer custo, gerou nas pessoas problemas em sua saúde física e mental e na satisfação no trabalho, comprometendo o profissional e as empresas. Fernandes et.al (2018). Pois o estresse constitui uma reação do organismo a alterações psicofisiológicas que ocorrem quando uma pessoa se confronta com uma situação que a irrite, excite, amedronte, confunda ou até mesmo que a faça feliz. Lipp (2001) E tenho em mente todos esses fatores a Quick Massage traz bom desempenho nas atividades do dia a dia, melhora a qualidade do sono, bem-estar físico e desgastes emocional atuando no desconforto da dor. Também Constitui uma terapia alternativa em que proporciona no trabalhador um bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Carlesso e Tokars (2017) O presente artigo tem por objetivo mostrar através de estudo de caso que a Quick Massage poderá ser implantada nas empresas como uma solução para uma melhor qualidade de vida do profissional do século XXI e que traz inúmeros benefícios para a empresa quando permite que seus funcionários se submetam a tais terapias alternativas.

2 – ORIGEM DA MASSAGEM A história da massagem é tão antiga quanto a história do mundo, para Siqueira (2006) a massagem está presente desde a pré-história, onde os primatas esfregavam suas contusões como forma aplicada de terapia, sendo um dos meios naturais de aliviar a dor e o desconforto. De acordo com Cassar (2001) a massagem vem desde os tempos préhistóricos com origens na Índia, China, Japão, Grécia e Roma, mas tarde os escritos antigos apontam o médico Hipócrates no século V. a.c, e Avicena e Ambrose Dare no século X e XVI. Ainda para Cassar (2001) a palavra massagem vem do grego masso, que significa “amassar”. O médico Grego Hipócrates (480 a.c) usou o termo anatripsis, que significa “friccionar” pressionando o tecido, e este foi traduzido para o latim frictio, que significa “fricção” ou “esfregação”, termo usado até 1870 nos Estados Unidos. Também de acordo com Espíndola e Borensrein (2011). A primeira referência a massagem foi apresentada no manuscrito Neil Ching em 2.598 a.c. É o escrito médico mais antigo, também conhecido por o livro de medicina do imperador amarelo. A massagem era valorizada no oriente por sua aplicação terapêutica, e aperfeiçoada durante séculos, através de técnicas elaboradas com base na medicina oriental, originando a massagem tradicional chinesa e o Shiatsu no Japão. A expressão massagem tem vários nomes. Na Índia era Shampoing, na China Congfou, no Japão Ambouk. (Cassar 2011). No entanto sabe- se de acordo com os autores Espindola e Borensrein (2011). A história da massagem sofreu declínio e Ascenção. Na idade média por exemplo a prática da massagem caiu no esquecimento ficou desvalorizada, assim como algumas áreas do conhecimento. A ciência e educação apenas para mencionar algumas. No período do Renascimento, ocorreu o desenvolvimento humano e das artes, reacendendo os cuidados com o corpo e a revitalização do culto físico. No século XIX após a revolução industrial, a prática da massagem foi regulamentada na Europa por meio da fundação Society of trained Masseuses, por três enfermeiras e uma parteira. Também vale ressaltar que no período de 1850 e 1900, as mulheres conquistaram o direito de ter uma profissão por meio da prática da massagem. Entretanto a era da massagem moderna iniciou-se em 1863, com a publicação do médico Francês Estradere’s Du Massage. Nesse manuscrito o médico classificou de forma sistemática cada técnica de acordo com o local do corpo lesionado. O manuscrito contribuiu para a pesquisa cientifica, crescimento e desenvolvimento de modernas técnicas de massagem entre profissionais e leigos nas quais conhecemos e fazemos hoje. 

3 – QUICK MASSAGE (HISTÓRICO)

Hoje em dia nota-se que os seres humanos passam mais da metade do tempo de suas vidas no local de trabalho resolvendo problemas, atendendo solicitações etc, sobrando pouco tempo para cuidar de si mesmo, esses fatores acabam gerando queixas de dores musculares, ansiedade, cansaço físico e estresse. Andrades (2016). A massagem é um método eficaz para combater o cansaço, promove o relaxamento e equilíbrio por meio de uma vida mais saudável. Pereira (2014). Também de acordo com Silva e Zarbato (2017). A Quick Massage é uma técnica de massagem feita em uma pessoa sentada na cadeira terapêutica, estando com a coluna vertebral ereta. O profissional que trabalha com essa técnica deverá se posicionar atrás do indivíduo e que ao fazer as manobras deverão ser feitas com forças transferidas ao peso do corpo. A massagem sentada era realizada a milênios, Silva e Zarbato (2017), menciona que: “hieróglifos egípcios mostram pessoas sentadas no chão, recebendo massagem nas mãos e nos pés. Há relatos de séculos atrás em impressões japonesas feitas em blocos de pedras, de pessoas recebendo massagem sentadas em banquinhos baixos”... [...]