Estudante: Claudio José Bezerra de Aguiar

Tarefa: questionário

Obra: MUELLER, Enio R. "Espelho, espelho meu...": reflexões sobre os fundamentos de uma espiritualidade evangélica, São Leopoldo: Estudos Teológicos, v.37, n.1, p. 5-27, 1997.

  1. Explique a compreensão do autor sobre lei e evangelho.
  2. De maneira prática, como essa compreensão de lei e evangelho pode ser aplicada na elaboração e exposição de prédicas?
  3. Elabore uma breve exposição do texto de João 3.16 aplicando essa compreensão de lei e evangelho.
  1. O autor mostra que a lei é um espelho de Deus, onde nela o homem contempla nele todas as suas imperfeições. Percebendo que mesmo debaixo da graça de Deus, ele jamais conseguirá se tornar a imagem que Deus gostaria que ele fosse.

Por outro lado o evangelho é a ação da graça para o homem. Pois Deus sabendo que o homem nunca conseguiria chegar ter a imagem que Ele projetou em seu coração, enviou seu filho na forma de homem, para no homem Jesus Cristo ver seu reflexo. Agora quando Deus olha para as pessoas que crêem em Jesus,Ele não enxerga pessoas falhas, mas vê seu filho nas pessoas. Da mesma forma quando olha para cristo, ele vê a humanidade, os que crêem, como pessoas regeneradas a sua imagem e semelhança.

  1. Na elaboração de prédicas, essa compreensão de lei e evangelho, ajuda a olhar para o espelho de Deus, e ver o quanto nos somos falhos. Percebendo o quanto se deve cuidar com aquilo que vai falar. Analisando cada palavra, para assim como o apostolo Paulo advertia a Timóteo, em tudo ser o exemplo. No entanto, nunca esquecendo que Deus enviou seu filho manifestando o seu amor e misericórdia para com as pessoas. Agora, Deus contempla nas pessoas a imagem de Cristo, tornado todos assim perdoados.

Na exposição, fica claro que temos que ser o espelho de Deus para as pessoas, Para que elas possam contemplar Deus em nossas vidas. Ainda, mostrando o lado da lei, a versão do evangelho.  

  1. Observando o evangelho de João no capítulo 3, e versículo 16, percebe-se que Deus amou o mundo. Isso mostra que antes que alguém viesse a amar a Deus, Ele já os tinha amado. Deus criou a humanidade para ser prefeita, mas o homem devido ao seu livre arbítrio sempre escolheu o mau. Então, Deus percebendo queas pessoas não estavam respondendo ao seu amor, se revelou a eles e lhes apresentou a lei, para que pudessem ver o quanto longe eles estavam da sua vontade, e o quanto era impossível para eles realizar o seu desejo. E com isso, a humanidade deveria sentir sua miséria, e correr “aos seus pés”, percebendo o quanto ele os amava. Porém, as pessoas perceberam a intenção de Deus, contudo ao invés de se arrependerem, se afundaram mais em seus pecados. Outros, de alguma forma quiseram camuflar sua falta de capacidade, encobrindo dos homens os seus erros, e até se dizendo justos. Vendo Deus, que os homens jamais iriam realizar o que ele desejava, nem serem da maneira que ele gostaria. Passa para seu ultimo plano, envia seu filho amado, para através dele, enxergar a humanidade, que tanto desejava. Seu filho desce a terra, para mostrar como um espelho, a vontade de Deus, e o seu plano para com eles. Se não fosse por Jesus Cristo a humanidade estaria toda condenada. Sem a mínima chance de salvação. Mas, agora por intermédio de Cristo, Deus exige apenas uma coisa das pessoas para que não venham a perecer: “creiam em Jesus Cristo”. Assim, Deus garante ao homem uma um escape da perdição, e uma oportunidade de vida eterna com Deus.