Quem pagou a conta foi Jesus 

“ Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta por todo lado.

Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece.

Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida”. Habacuque 1: 3-4.

 Em toda a história da humanidade, ouviu-se falar sobre guerras, dor e sofrimento. E quando falamos em sofrimento, logo vem a nossa mente: Porque Deus permite o sofrimento? Alguns são mais enfáticos e chegam a afirmar: Foi Deus quem quis assim.

Na verdade, perguntas como essas a respeito da dor e do sofrimento humano são feitas desde a antiguidade e se estende até os dias de hoje.

 

O TRILEMA DE EPICURO

EPICURO DE SAMOS foi um Filósofo grego do período Helenístico. É atribuído a ele o paradoxo de EPICURO, que é um dilemalógico sobre o problema do mal.

“ Deus quer o mal, mas não consegue? Então Ele é impotente.

Ele consegue, mas não quer? Então Ele é malevolente.

Ele quer e consegue? Então porque o mal acontece?

Ele quer e não consegue? Então porque chama-Lo de Deus”?

Assim como EPICURO tinha suas dúvidas sobre Deus e a aceitação do mal, pessoas ligadas ao próprio Deus também tinham seus questionamentos.

No Salmos de número 73, o Salmista ASAFE, servo e levita do Deus de Israel, questionou Deus sobre a injustiça, a maldade e a dor que existem no mundo. Como pessoas justas são todos os dias desapontadas, e feridas pela maldade? Os ímpios prosperam e não tem as mesmas dificuldades que os justos tem todos os dias, e, para o salmista isso é injusto. Creio que para todas as pessoas que saem de suas casas todos os dias para trabalhar e conseguir o sustento de sua família, e não sabem se voltará para o seu lar, por não existir segurança, isso é injusto.

Os Sírios têm de sair de suas casas, abandonar seus familiares, vítimas de uma guerra em que eles não querem guerrear. Isso também é injusto.

 

Mas, seria Deus o causador do mal, como muitos afirmam? Será que Deus não se importa com essas questões? Na verdade, temos que saber como o mal se instalou no mundo, observando de acordo com a bíblia.

                          A ORIGEM DO MAL

Deus quem criou Lúcifer, um anjo de luz, como o seu próprio nome confirma, feito para adorar e glorificar o nome de Deus, mas foi expulso do céu após se rebelar contra a soberania de Deus, ele foi lançado na terra, onde busca estabelecer seu governo perverso.

O Todo-Poderoso criou também o ser humano Adão e sua ajudadora Eva, colocou-os no jardim do Éden e lhes deu uma ordenança: “Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim”. A serpente instigou Eva a comer do fruto dizendo-lhe que iria se tornar igual ao seu Criador, Eva então come do fruto, e oferece a Adão, que também comeu, desobedecendo a ordem do Criador.

Segundo a metafísica do filósofo Aristóteles, a potência (ou possibilidade) pode ser tornar ato. Assim, quando Deus criou seres livres, o mal passou a existir como potência (possibilidade). Lúcifer o anjo caído foi citado por Jesus como o príncipe deste mundo, ele tem desencaminhado as pessoas, tornando-as perversas, maldosas e obstinadas. Em meio a toda essa desobediência, e rebelião contra a soberania e o governo de Deus, houve um homem que rejeitou esse governo satânico, o seu nome era JÓ, segundo o próprio Deus, ele era temente, íntegro e sempre se desviava do mal.

Esse homem mostrou que não aceitava a forma de governo de Satanás. Ele amava a Deus pelo o que Deus era, o seu Criador, e, não pelo o que Deus podia lhe conceder, Jó é tão categórico em sua escolha por Deus e seu governo majestoso, que ele ao perder tudo, jamais ousou falar algo de murmúrio contra Deus.

Jó no auge de sua desgraça declara: “ Por isso escutem-me, vocês que têm o conhecimento. Longe de Deus está o fazer mal, e do Todo-Poderoso o praticar iniquidade”. Jó 34:10.

O mal realmente existe, mas não é Deus o causador do mal, nem das guerras, do ódio, das mortes, pelo contrário, Deus não vê a hora de acabar com esse sistema, e derrotar seu maior inimigo, colocando-o debaixo dos seus pés.

“ Em breve o Deus da paz esmagará a Satanás debaixo dos pés de vocês”. Romanos 16:20.

                    O PREÇO JÁ FOI PAGO

É importante entender que mesmo com todo o sofrimento, angústia e dor que o mundo vive, temos uma esperança para nossas vidas, Jesus Cristo. Ele já pagou o preço pelos nossos pecados, nos redimiu, e nos deu a vida eterna. Por isso confiemos que em breve Jesus voltará nos céus com voz de arcanjo, e reunirá de todos os povos da terrapessoas que não aceitaram o governo de Satanás, mas esperou com paciência sua volta para vivermos para sempre juntos com Ele.

“ Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com essas palavras”. 1Tessalonicenses 4: 16,17,18.

 Foi esse o preço que ele pagou para que você pudesse ter vida. Sua morte na cruz, mudou a história da humanidade, o ser humano tinha uma dívida para com Deus, por sua desobediência, mas Jesus Cristo com seu grande amor com que nos amou se entregou, e por seu sacrifício nos tornamos filhos de Deus.

Enquanto Jesus não voltar e acabar com esse reino de injustiça, maldade e perversidade, temos que persevera até o fim, assim iremos receber nossa coroa, como Cristo nos prometeu.

A graça e a paz de Jesus para todos. 

THIAGO DO NASCIMENTO