Quem foi Galileu Galilei e sua Relação  com  Ciência  Moderna.

1564-1642.

Nasceu na cidade de Pisa, Itália, desde jovem muito aplicado aos estudos, verdadeiro admirador da Matemática e fundador da Física moderna, o que poderia se dizer das Ciências modernas, introdução do método empírico, aquele que fez uso da lógica ao desenvolvimento dessa Ciência. Foi original em muitas coisas em referência a Ciência em outras não.

Antes de Galileu a Ciência era aristotélica e não era entendida por procedimentos empíricos, tudo era visto pela dedução lógica no uso do princípio da não contradição, mas apenas no nível formal da silogística e não na realidade prática do campo experimental.

Com efeito, observar as coisas e agir sobre a natureza era proibido, pensar com a matemática e aplicar a mesma como fundamento da natureza era crime epistemológico. Galileu professor de matemática da universidade de Pisa resolveu aplicar a referida no estudo da natureza, e com isso desenvolveu as Ciências modernas.

Para Galileu só podemos ler o vasto livro que é o universo, se conhecer seu idioma, no qual está escrito seus segredos que devem ser desvendados, por meio dos caracteres nos quais está escrito, concluía o cientista a linguagem do universo é a Matemática.

Galileu por meio dos seus estudos desenvolveu grandes contribuições, a primeira delas, aquela que se denomina da elaboração da lei da queda dos corpos, foi essa lei que possibilitou posteriormente Newton entender  mais tarde a teoria da gravidade, isso para compreender  a importância de Galileu  as Ciências particularmente a Física.

Então Galileu também desenvolveu outra lei, entendida como aceleração constante, com o mesmo princípio de velocidade no espaço, compreendendo  do seguinte modo, a velocidade de um corpo em queda é constante.

   Aceleração independe do peso, se o corpo é leve ou pesado, grande ou pequeno, naturalmente que a demonstração empírica da lei depende das condições apresentadas pelo vácuo.

Ele procurou destruir a teoria de Aristóteles, pois ele defendia a perfeição do universo, referindo ao mesmo como o céu incorruptível, Galileu percebeu que a natureza do infinito era a mesma.

 Com o instrumento do telescópio realizou grandes descobertas astronômicas, descobriu o revelo da lua, que ela era montanhosa como é a terra.

Descobriu na época que júpiter tinha quatro satélites, as fases diferentes de Vênus e a existência de manchas solares, entende hoje que essas manchas solares são grandes áreas do sol cujo hidrogênio foi queimado definitivamente.

 E que o sol caminha para sua morte, consecutivamente a morte da nossa galáxia e tudo que existe nela pelo sistema de esfriamento do universo, provocado no futuro pela ausência da luz.

Levando em consideração as grandes realizações de Galileu entre elas a percepção herdada de Copérnico que não era o sol que girava em torno da terra, mas a terra em torno do referido.

 Por  um simples princípio observacional, quanto maior é um objeto espacial, maior sua força gravitacional, sendo dessa forma esse principio, o sol não poderia girar em torno da terra.

Fui fundamentado nessa lógica que Galileu chegou à conclusão que Copérnico estava certo, que não apenas a terra girava em torno do sol, mas todos os objetos preso a nossa Galáxia.

 A bíblia naturalmente estava errada, esse princípio de força gravitacional, foi uma das primeiras leis da Física que desencadeou os elementos fundamentais do ateísmo científico.

Explicarei o motivo, está escrito na bíblia que o profeta mandou o sol parar por motivos militar, e, o sol parou, ora se Deus fez o universo, criou a natureza com suas leis, e após fazer tudo, com muita sabedoria, esqueceu tudo o que fez.

  Inspirou aos homens entenderem a bíblia de acordo com as leis da natureza, mas errando no entendimento das leis naturais, então esse Deus não poderia ser sábio e muito menos honesto, exatamente esse o motivo da perseguição de Galileu pelo Vaticano, foi obrigado a retratar como se a Ciência estivesse errada.

 Se a Ciência estivesse certa, Deus não poderia ser Deus, o Vaticano não teve outra opção tudo que foi desenvolvido por Galileu destruiria Deus. Portanto, foi Galileu o primeiro assassinar Deus e não Nietzsche ou Darwin que também mataram Deus, posteriormente, mas o primeiro tiro certeiro foi dado por Galileu.

Um dos grandes historiadores das ciências modernas, cujo nome  denomina por Alexandre koyré, afirma com relevância à importância do grande matemático referindo à pessoa de Galileu.

 Suas descobertas proporcionaram uma revolução epistemológica, modificando completamente a compreensão do mundo. Define a origem da Física moderna não foi na terra, mas no céu.

Mas o grande valor de Galileu não está apenas em suas descobertas, isso é inegável, merece especial referência não apenas pelas suas contribuições, mas porque assumiu uma nova postura de investigação científica em relação as Ciências da natureza, particularmente a Física.

Uma metodologia fundamentada na empiria, método observacional aplicado aos fenômenos da natureza, posso dizer sem duvida que ele foi também o verdadeiro fundador da epistemologia empírica, procedimento metodológico aplicado hoje em todos os campos científicos.

A realização das experimentações minuciosas dos fenômenos naturais para comprovação das teses, o uso imprescindível da Matemática como instrumento fundamental necessário ao entendimento da regularidade dos fenômenos naturais observados.

 Foi um grande defensor da cosmologia moderna, entendida a partir da teoria de Copérnico, rejeitou com afinco a velha cosmologia, desenvolvida pela Astronomia de Ptolomeu e a antiga Física de Aristóteles, que tinha antes sido incorporada pela Filosofia medieval, como base dos fundamentos de  Fé.

 Teve muitos problemas por contrariar a velha visão ideológica do mundo medieval, sua Física contrariava os princípios do Antigo Regime político, que já encontrava em decadência ameaçada pela Filosofia Iluminista, o mundo estava sofrendo uma grande irrupção e o Vaticano em crise, do mesmo modo o Estado feudal.

Por isso foi julgado como herege, porque suas ideias ligadas ao novo comportamento científico eram contrarias as Sagradas Escrituras.   Galileu explicou ao Vaticano, particularmente ao seu amigo o Papa Urbano, que era um homem inteligente, mas a fé estava em perigo, como poderia defender Galileu e iniciar a destruição do cristianismo, isso era de certo modo claro para o Vaticano na figura do de Urbano.

Então o grande cientista atraiu para si à ira do tribunal inquisitório, em 1633, após sua retratação estratégica, para não ser queimado renegou suas ideias como se estivessem erradas.

 Mas  apesar do silêncio imposto pela Igreja, era muito tarde, Galileu já tinha feito o grande estrago, e hoje sem duvida o mundo é o que é graças à contribuição desse grande cientista.

Edjar Dias de Vasconcelos.