Pensador de esquerda do século xx, fundador do Partido Comunista Italiano, de família muito pobre, nasceu na cidade de Ales, Sardenha. Seu pai Francesco, Gramsci teve vários irmãos, muito doente quando criança, o que prejudicou seu crescimento. No entanto, exuberante aluno, dedicado estudioso, estudou Letras na universidade de Turim e lia muito Filosofia. Tornou socialista, entrando para o partido em 1913, grande jornalista, escritor renomado, escrevia bem, muito articulado academicamente. Domínio e conhecimento das teorias políticas escreveu para grandes jornais socialistas, entre os quais destaca L’ Avanti. Entretanto, em 1919 desligou do partido, atuou em comissões de fabrica, em 1922 foi à Rússia, encontrando uma linda soviética pela qual se apaixonou Jiulia Schucht, teve dois belos filhos. Sua missão organizar e unir as esquerdas na Italia, perseguido pelo fascismo, foi preso 1926 e torturado. O governo fascista não respeitou sequer sua imunidade parlamentar, condenado a princípio a cinco anos de cadeia, posteriormente a mais de 20 anos. A União Soviética tentou libertá-lo em 1932, muito doente de tanto sofrimento, ganhou liberdade para morrer em um hospital em Roma, com 46 anos de idade. Mesmo doente preso estudava e escrevia solitariamente, escrevendo 30 cadernos de história e análise política na cadeia. O que é conhecido hoje Cadernos do Cárcere. Para fugir da perseguição fascista, Gramsci formulou uma linguagem própria, com conceitos originais e nova terminologia, a policia burra lia e não entendia imagina delírio, deixando a genialidade escrever. Desenvolveu uma nova pedagogia, critica a instrução popular, o que foi teorizada posteriormente por Paulo Freire. A fundamental ideia política, Gramsci não acreditava em nenhuma revolução política que antes não fosse precedida por uma mudança cultural. Uma revolução de identidade nacional. Para ele quem poderia fazer tal revolução, tão somente os intelectuais de esquerda, a escola teria como função ajudar na mudança pedagógica da mentalidade cultural liberal. Sua importância articulou as ideias de Karl Marx com o que pensara de certo modo Maquiavel, partindo do pressuposto que o Partido Comunista faria o papel do novo príncipe. Portanto, não existe mudança política sem institucionalização partidária. Do mesmo modo, que para Maquiavel, os fins justificam os meios, todo ato só poderá ser entendido, a partir da sua leitura pragmática, ou seja, de sua utilidade à revolução, a mudança do Estado capitalista. Com efeito, qualquer ato só pode ser julgado a partir de sua utilidade para a revolução comunista. O grande significado da instituição partidária é a defesa da sociedade, do povo e não das instituições particulares. Não é possível uma revolução, sem mentalidade revolucionária, o convencimento que dentro do capitalismo, a questão da pobreza não será superada. Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.