Fala-se muito mal da escola e de seus membros, seja colaboradores, gestores, etc.

Mas quem fala mal?

A verdade é que existem pessoas de todo tipo, principalmente para falar do que não sabe e para reclamar do que recebe gratuitamente. Porém, procurar saber sobre aquilo que está descendo a lenha mesmo, estes não procuram. Entender o que se passa dentro de uma escola então!...

Os professores e professoras de todo o país saem de casa todos os dias para se encontrarem cercados de crianças mal-educadas que acreditam estar na escola com duas únicas funções: cumprir a ordem dos pais e infernizar a vida de seu professor. É obvio que têm as exceções e a maioria não age dessa forma, mas, pergunto eu, precisa que todos ajam assim? Em uma sala de 30 estudantes, basta um deles assumir a postura citada para toda a sala se tornar um inferno e ninguém aprender quase nada. Ou é possível aprender alguma coisa com um abençoado falando o tempo todo, gritando, levantando da carteira e fazendo gracinhas com o professor e com os colegas?

Dizem que falta treinamento e que nossos professores são despreparados, o que eu concordo, mas, quem vai dar esse treinamento? Porque, até o momento, o que temos visto de treinamentos por aí, são doutores que alçaram e conseguiram este título por seu aprofundamento em estudos sobre historiadores que escreveram desde a antiguidade sobre o assunto. São pessoas que não fazem mais nada a não ser pesquisar sobre o assunto, sobre um assunto específico, e se tornam profundos conhecedores daquele assunto específico. Depois, são convidados a dar "treinamentos" em palestras caras que não servem para outra coisa senão gastar o dinheiro público que poderia ser investido em melhorias reais na educação. São palestras que não encontram nenhum ouvinte atento porque são completamente fora da realidade, não condizem com o que realmente acontece nas escolas e não têm, em seus palestrantes, um mínimo de prática. Isso mesmo! Esses palestrantes que dão treinamentos por aí, em sua maioria, nunca entraram em uma sala de aula cheia de crianças ávidas por brincadeiras e sem nenhum interesse em estudar. São pessoas completamente despreparadas para "treinar" um professor cansado de empregar métodos infalíveis na teoria e insignificantes na prática. Por isso esses professores não prestam atenção aos treinamentos e, por isso, os treinamentos são inúteis.

Ademais, ainda é preciso conviver com pais e mães que acreditam que a escola é lugar de educar seus filhos. São pais e mães que acreditam que a função de pai e mãe se restringe a procriar, deixando o sustento para o Estado e a educação para a escola. São pessoas desprovidas de qualquer tipo de formação e que pensam que a única formação necessária aos seus filhos é aquela que coloca o pão de cada dia dentro de casa. Portanto, ao enviar seu filho para a escola e conseguir assim o bolsa família, está cumprindo seu papel de pai ou mãe e a criança cumprindo o papel de produzir lucro.

Todos os teóricos da educação dizem que nossa educação está um caos! Todos eles têm teorias para solucionar os problemas da educação, mas, poucos deles se empenham de fato e colocam a mão na massa. Afinal, quem ganharia, como professor, o que se ganha em palestras de termos rebuscados e cheias de propostas para o bem comum, ainda que impraticáveis?

Falar mal é muito fácil. Quero ver pegar e fazer!