Há muitas opções de hospedagem de site disponíveis atualmente: hospedagem gratuita, hospedagem compartilhada, servidor dedicado, e a lista continua. Todas estas opções têm a mesma finalidade, que é hospedar o seu conteúdo para que  possa ser acessado e visto por pessoas na Internet. A principal diferença é a forma como cada uma está estruturada, bem como os benefícios que  oferecem.

Vamos dar uma olhada em cada um deles.

Hospedagem Gratuita

O que pode ser melhor do que um plano de hospedagem gratuita? Esta é uma ótima opção para quem quer criar uma página inicial ou um pequeno site para compartilhar com amigos e familiares. Enquanto a hospedagem gratuita  tem recebido críticas por sua falta de recursos, segurança e suporte ao cliente, existem alguns provedores confiáveis ​​de hospedagem gratuita  que você pode confiar. No entanto, tenha em mente que a hospedagem gratuita  é mais voltada para  um pequeno site pessoal. Se deseja estabelecer  um negócio online, você terá de considerar um serviço de hospedagem de site pago, que oferece mais controle, segurança e confiabilidade.

Hospedagem Compartilhada

Como o nome indica, hospedagem de site compartilhada é um ambiente onde você está compartilhando o espaço num servidor com outros usuários. Como os clientes estão compartilhando o custo do servidor, esta é a solução mais acessível e popular para usuários pessoais e pequenas empresas, e-commerce e outras aplicações avançadas. No entanto, quando se hospeda em um servidor compartilhado, você está exposto a todas as atividades de seus "vizinhos". Se alguém comete um erro de script enorme, todo o servidor pode sofrer. Se alguém experimenta uma súbita explosão de tráfego, o site pode ficar mais lento. Se o servidor cair, o mesmo acontece com o seu site e, finalmente, o seu negócio.

Host Dedicado

Quando o seu negócio decolar e exigir mais do que os recursos típicos de um servidor de compartilhado, é hora de passar para o servidor dedicado.  No entanto, sem qualquer experiência,  esta opção de hospedagem é quase impossível - aqueles que necessitam de um servidor dedicado, mas não sabem nada sobre a administração do servidor podem contratar uma hospedagem gerenciada. Neste caso, o provedor de serviço de hospedagem lida com todas as tarefas de gerenciamento e te deixam disponível para se ocupar com as outras áreas do seu negócio. Mas, tenha em mente que um serviço gerenciado é geralmente mais caro.