A vida é uma correria sem fim! Ganhar o nosso pão de cada dia é uma luta, infelizmente ainda temos muitos que não aprenderam a labutar com seus esforços, então se acostumaram em viver à custa do ‘governo ou da máquina pública’. Esse é um estigma presente no cenário político brasileiro desde os primeiros tempos da República ou no período colonial. Nesta dimensão acabamos ganhando destaque internacional em muitos quesitos, como: desenfreada corrupção pública, orgulhar de ser o país onde imperou a Lei do Gérson, cujo princípio se estabeleceu em empresas e até com políticos que obtém vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com quesitos éticos ou morais, além de ser impregnado a ‘falta de justiça’, ou seja, a justiça não é exercida de forma igualitária para todos. Infelizmente ainda prevalece no Brasil, para a alcunha politica a expressão que ouço, desde os tempos de guri, com o Maluf em São Paulo: ‘roubo, mas faço!’ Enfim, esse é nosso querido país!

            E, neste imbróglio deveremos votar, mais uma vez no próximo dia 30 de outubro. Em vários estados, como no MS e em SC, votaremos nos cargos de governador e presidente. Exercer a democracia é um ato para corajosos, pois temos resultados de ‘processos democráticos’ que ainda são manipulados. Bom, que cada um exerça com dignidade o seu direito de votar, na forma secreta com consciência, sem compra ou venda de voto, torcendo pela lisura deste pleito.  

            Como está encerrando a campanha eleitoral, iniciada ainda no primeiro turno e ampliada neste segundo turno, particularmente não acompanhei este pleito como em anteriores, mas, pelo pouco visto, baixarias e promessas sem fim, continuaram de forma escancarada, parecendo até que após primeiro de janeiro de 2023, não teremos mais que trabalhar. Isto é motivo de muita gargalhada, pior que há os engambelados com tais promessas.

Talvez quando nosso povo comece a entender todo o sistema político brasileiro, algo mude neste país, sobretudo relacionado com a ‘coisa pública’, pois somos uma nação republicana; contudo, verdade seja dita, como ocorreu inovação neste mundo político, com algumas mudanças nos cenários estaduais e federais em relação ao Pode Legislativo, poderemos esperar algo favorável ao povo. Assim espero!

Contudo, nosso país precisa de maior investimento na educação para levar os estudantes a desenvolver seus cérebros e venham contribuir em tirar este país da desigualdade social atual, assim, não teremos mais ‘fugas de cérebros’ para outros países. Esse é assunto para outro artigo.

Deus abençoe nosso Brasil! Acredito e luto, como ferrenho defensor de que precisamos ensinar a pescar e não dar o peixe na mão, este é outro quesito para debatermos em artigos futuros. Não devemos esquecer: nossa evolução depende de muitos fatores, obviamente o politico é um deles, mas, precisamos da espiritualidade, ou seja, Deus nos ajudando para refletir e entender que neste mundo somos seres passageiros.

Seja Deus nosso guia e proteção hoje e sempre. Não desanime frente a qualquer situação de turbulência. Acredite em nosso potencial, assim será vencedor, infelizmente, tratando-se de Brasil, não se devem esquecer as situações apontadas no primeiro parágrafo.

Avante brasileiros, a luta continua e não deixe de exercer seu direito de cidadão consciente.