QUE DESTINO TERÁ SEU VOTO?

       Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Faltando poucos dias para encerrar a campanha eleitoral de 2018 é fundamental que o cidadão conscientize-se de que são seis votos que devem ser registrados na urna eletrônica. Primeiro será o voto para deputado federal, depois a deputado estadual, em seguida a dois senadores, depois para governador e finalizando para presidente da república!

Esta não é uma eleição qualquer, pois haverá, no dia sete de outubro, nos 5.570 municípios do país o pleito que atingirá 147 milhões de eleitores e envolverá o trabalho de dois milhões de pessoas.

 Neste artigo, faço uma rápida abordagem a respeito dos cargos disputadas nesta eleição, para o cidadão ter consciência de que seu voto não tem preço, mas consequência. Não há como focar todo o país, mas analisaremos dois estados, onde o artigo circula: Mato Grosso do Sul (MS) e Santa Catarina (SC).

Sendo o primeiro voto para deputado federal, saiba que ele irá compor a Câmara dos Deputados, formado por 513 cadeiras, junto com o Senado compõe o Congresso Nacional em Brasília. O Deputado Federal legisla sobre assuntos de interesse nacional, propõe leis e pode mudar as contidas na Constituição. O MS tem oito vagas para esta Câmara e 124 candidatos disputam estas vagas; já em SC, são 16 vagas disputadas por 248 candidatos. São Paulo tem o maior número de cadeiras nesta Câmara, 70. Os estados do AC, AM, AP, DF, MT, MS, RN, RO, RR, SE e TO tem o menor número de representante, com oito parlamentares para cada estado.

O segundo voto é para deputado estadual, este ocupará uma vaga na Assembleia Legislativa, ele deve legislar de acordo com os interesses da população, desde que não entre em conflito com as normas federais ou municipais e deve fiscalizar o trabalho do governador de seu estado. No MS são 24 cadeiras que compõe a Assembleia Legislativa em Campo Grande e são 351 candidatos que disputam estas vagas. Em SC são quarenta cadeiras para a Assembleia Legislativa em Florianópolis e disputadas por 465 candidatos.

O terceiro e quatro voto e para Senado, o mais importante organismo da república que é ocupado pelos senadores. Atualmente o Brasil tem 81 senadores, sendo três de cada estado. O senador tem um mandato de oito anos e ele representa um estado da federação. A eleição é feita por meio proporcional, onde a renovação das vagas é parcial, ou seja, numa eleição se elege um e na outra, como esta deste ano, serão eleitos dois. O senador participa das comissões do Senado, sempre defendendo os interesses da nação, seja no campo legislativo, fiscal, dentro outros. Tanto no MS com em SC são 14 candidatos que disputam as vagas para o Senado.

O quinto voto é para governador que deve administrar seu estado. E, neste pleito serão eleitos 27 governadores. No MS são seis candidatos e em SC são nove que disputam o cargo ao governo do estado.

O último voto é para o cargo de presidente que será eleito para ser Chefe de Estado e de governo da República Federativa do Brasil, para os próximos quatro anos, será disputado por 14 candidatos.

Meu amigo leitor que será eleitor nas eleições do próximo dia sete de outubro. É importantíssimo ter informações sobre estes seis votos. Não seja omisso, covarde ou um descomprometido com sua nação! Torne-se um cidadão nobre que aproveita do principio democrático para buscar mudanças em seu país! Caso você não votar conscientemente não poderá reclamar de nada nos próximos quatro anos!

Pense nisto, vote consciente e até o próximo!