QUARESMA – “QUADRAGÉSIMA DIE CHRISTUS PRO NOBIS TRADÉTUR.” QUE TAL PRATICAR O VERBO “QUARESMAR”

Por: J. Wilamy Carneiro

RESUMO:

Este artigo é uma forma de re-flexão aos tempos modernos. Aqui faço uma sucinta abordagem sobre nossa providência perante o Criador – Deus. Ademais, somos um país laico e cada um acredita conforme sua crença e tradição de seu povo.

Existe uma força que nos faz bem e também acreditar que algo nos impulsiona para um ser poderoso a combater o inimigo. Então convido-os a praticar o “Verbo Quaresmar.”

- Que tal praticar o Verbo Quaresmar?

Amigos (as) e caros leitores, somos um país laico conforme dito acima por esse mortal. O Brasil é considerado um “Estado Laico” devido um dispositivo constitucional que ampara a “Liberdade de Religião.” – Aquele que não possui uma religião oficial, mantendo-se neutro e oficial referente ao termo de religiosidade. Cada um segue o que acredita e que lhe convêm. Então, deixo aqui o que eu acredito.

Se existe um inimigo? Digo-lhes que sim e temos que revestir contra essa armadura. É tempo de penitência, em que devemos reconhecer nossos erros e pedir perdão! Ao irmão, ao vizinho, colega, pai e mãe, ou mesmo que seja um desconhecido que passou por você em uma esquina e trocaram desafetos. Acontece todo dia, mesmo que estejamos debaixo de nosso próprio teto. Até Cristo foi tentado por Satanás e em resposta Jesus disse: "Está escrito - Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus". (Mt: 4-4).  

Pertinente, reflito, pois, sobre o tempo da Quaresma. Segundo a Sagrada Escritura – Bíblia Sagrada. Antigamente essa palavra que se origina do Latim tinha significado (adjetivo) para denominar todo ano litúrgico. Exemplo: “Quadragésima die Christus pro nobis tradétur” – eis a sua tradição. (Quarenta dias, que Cristo é pra você) - "Daqui a quarenta dia Cristo será entregue por nós" para nossa salvação.    

- “Daqui a Quarenta dias”. A palavra latina em questão está no feminino porque se refere ao dia. Igualmente, também está no masculino, mas na língua portuguesa mantemos a palavra no feminino. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noite, e , depois, teve fome (Matheus: 4-2)

Ultrapassando o tempo, para designar a “Páscoa” – Passagem ou período de 40 (Quarenta) dias, no qual os cristãos se preparam para fazer a PÁSCOA, a festa mais importante no calendário litúrgico cristão – Momento que celebramos a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A  última Páscoa e a Santa Ceia - festa dos pães asmos celebrada por Jesus e seus 12 apóstolos (Mt:2617-30). Encpntamos também no evangelho de Lucas, de João, Marcos e em Corinto.   Isso se torna comum, pois desde criança ouvimos através do Evangelho as parábolas descrita e falada em epístolas (cartas) dos apóstolos-seguidores de Cristo.  

Mas, nem todos seguem essa tradição cristã, pois temos outros adeptos e religiões que acreditam numa força e num ser maior. Nada contra, cada qual acredita no que lhe convêm. Que sejamos ponderáveis e fazemos a “Política da Boa Vizinhança” como irmãos.  Ademais, digo-lhes: Sei que falar é fácil e difícil é cumprir, mas nos atemos nesse preceito e máxima.

Quaresmar nada mais é do que seguir o tempo da conjugação do bom samaritano, do bem, da cordialidade, do perdão, da penitência e jejum.

Nesse período, que começa após a maior festa popular – O carnaval. A Quaresma inicia na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quarta-feira da Semana Santa.

Essa data é um período de conversão e da mudança de nós mesmo. Penitência, jejum, não só da alimentação (de comer carne na sexta- feira), mas acrescento no jejuar do coração, do falar mal do outro, um reconhecimento de nossos erros.

Esta preparação de penitência, os cristãos seguem desde os tempos de Cristo com seus 12 (doze) apóstolos na Ceia, período para o mistério pascal e da Redenção de Cristo.

Que sejamos prudentes nesse tempo e aplicamos o dom da paciência, caridade e amizade com nossos irmãos.  

A paz de Cristo esteja com vocês!

REFERÊNCIAS:

- http// liturgia.cancaonova.com. Acesso em 26 de fevereiro de 2020.

-http// dicionarioreverso.net. Acesso em 27 de fevereiro de 2020.

- www.catolicoorante.com.br. Acesso em 26 de fevereiro de 2020. 

- A última Ceia. - An Introduction to the New Testament. 1997.

______________

Wilamy Carneiro, como é mais conhecido. É professor, palestrante, poeta, escritor e historiador. Autor do Livro Einstein e Sobral – A Cidade Luz e um de cunho poético “Tempo de Sol.” Em 2018, publicou o livro “Um Passo a Mais – Crônica”. Membro da ALMECE, no Ceará ocupante da cadeira nº 97.