Quando sabemos a grande importância da calibração para os instrumentos de medida de precisão, ficamos na dúvida sobre qual a intensidade em que devemos submeter nossos aparelhos a este procedimento afim de garantirmos a eficiência e a qualidade dos seus resultados.

Porém para esta questão não há regra definida a ser seguida, pois a decisão dependerá de alguns fatores que devem ser observados.

Um destes fatores é a intensidade de uso deste aparelho, pois obviamente não há necessidade de enviarmos dois instrumentos para ser realizada a calibração rastreada no mesmo período, sendo que um é utilizado diariamente e o outro tem o uso mensal, por exemplo, o aparelho de uso contínuo exigirá uma necessidade maior de ser submetido aos processos de calibração afim de verificar sua precisão.

Outros pontos que devem ser observados também é o tipo do instrumento de medida, alguns requerem que a verificação da rastreabilidade seja feita com determinada frequência que é diferente de outros.

O mais importante é que essa verificação seja feita por empresa autorizada. Instrumentos de medida que passarem por calibração rbc, ou seja, procedimentos que sejam realizados por empresa devidamente credenciadas pela Rede Brasileira de Calibração, oferecem além da garantia de um trabalho de qualidade e de um laudo válido, um tempo de validade do procedimento que o orientará melhor quanto à data em que o instrumento deverá retornar para nova verificação. Por isso vale a pena enfatizar esta questão de empresa credenciada na hora da escolha de sua prestadora de serviços, somente pessoas especializadas estarão aptas a fazerem uma avaliação precisa antes de submeter o aparelho para a calibração. Respeite o tempo de validade do laudo, não se arrisque utilizando instrumentos que possam não estar apresentando resultados confiáveis. O risco que se corre com esta prática pode ser extremamente prejudicial.

Não importa qual seja o fim para o uso de um determinado instrumento de medida, ele precisa apresentar um resultado preciso com a mínima margem de erro. É preciso estar ciente desta questão.

Então independente de qual seja a intensidade de passar os aparelhos de medida por estas verificações, o mais importante é o procedimento como um todo, desde a empresa que irá realizar o serviço, ao tempo especificado no certificado que será emitido. Garantia de qualidade também é garantia de sucesso. Aprenda a ver a importância de todas as ações, pois, cada uma delas poderá influenciar no resultado final. Cada detalhe pode ser fundamental.