O orgulho é visto como uma das muitas manifestações do medo, ele pode decorrer também de um sentimento do humano. Tornando-o consciente deste comportamento, envolvendo uma perfeição divina, explorada ás vezes inadequadamente, buscando uma certa razão no detrimento de outros.

Neste artigo referemos a duas formas de orgulho: mental e espiritual.

O orgulho mental caracteriza aquele que pensa conhecer tudo. Tão logo que se coloca em duvida os conhecimentos , o orgulho surge no começo de uma longa obstinação, objetivo fazer entender o seu ponto de vista.

Dando a impressão de ser o único vencedor e os outros são os perdedores. A força e o poder que o orgulho parece proporcionar é apenas uma ilusão, pois, na realidade, o orgulhoso é neste sentido o perdedor.

Quando se vê em um contexto de obstinação, é importante saber o que o motiva. Em geral, quando uma pessoa tem uma opinião diferente das outras, sem sentir medo, ela aceita essa diferença facilmente sem teimosidade. Mas quando a obstinação toma conta, há geralmente um ou mais medo que o motiva. Perguntando então: "O que poderia acontecer se desse o direito ao outro para ser diferente de mim?

Assim, não deixar-se-á o orgulho lhe invadir  e descobrir uma crença não benéfica. Um excelente meio para acabar com a teimosia com alguém para dizer: "se poder aceitar que se possa concordar com este sujeito? "

Pelo lado mental deve ser utilizado para se elevar e não para abaixar ou diminuir os outros. Diante dos actos de simplicidade e de sinceridade que os fazem viver  um  sentimento de felicidade, muito mais extraordinário do que ficar sempre com a razão.

Cuidado com o orgulho espiritual! Enquanto que o mental se caracteriza pela seguinte expressão "sentir melhor do que outro", o orgulho espiritual alimenta a ideia do "sentimento ser melhor que outro", porque quando mais uma pessoa faz o desenvolvimento pessoal, mais  ela se torna consciente e maior o risco de deixar o orgulho espiritual invadir. Essa pessoa geralmente se sente superior aos outros: a ideia é que na verdade não é tão evoluído tanto quanto outro, diante da concepção, ser melhor que outro .."

Sendo assim, é importante prestar atenção, a pessoa se torna mais consciente. Seja a um nível mais elevado do que o outro, não significa necessariamente que outra seja menor que outra. O que depende do grau de consciência que se parece inferior. E diante da pureza da alma que permanece tão perfeita quanto da outra pessoa, seja a expressão diferente.

Se olhar para outros como estando menor que os demais, é como se comparar a um elefante e tomar-se outros como ratos. Pergunta se um elefante é mais valioso que um rato como animal?

Dizendo que o orgulho representa o maior flagelo da humanidade. Tornando-se a origem das grandes divergências da vida social, das rivalidades entre os povos, as guerras, as intrigas, o ódio ou ao rancor contra os outros.

Algumas pessoas não se consideram orgulhosas, mas acusam os outros seres. Se este for o caso, isso significaria que o seu orgulho esteja tão forte quanto aquele outro, mesmo que não se persista abertamente. O fato de pensar que ter a razão é que o outro estar errado é tão orgulhoso quanto ao facto de dizer.

O orgulhoso é aquele que menos se conhece por si mesmo. Tão enfeitiçado por si mesmo que qualquer tentativa para avançar se tornou infrutífera, e sem explicação para que o orgulhoso não esteja tolerado para qualquer contradição.

Quando o orgulho invade, não se torna mais si mesmo, não exprime o seu criador interno. Se deixa influenciar, se perder no meio de muitas coisas, seja o amor, o relacionamentos, a saúde ou a felicidade! Pergunta, se isso vale a pena?

O orgulho é a exaltação do seu eu inferior que representa a sua personalidade, ao contrário do que representa o seu eu superior, ou então a sua individualidade. Conforme se desenvolve sua personalidade com orgulho, perdido no seu domínio.

Neste contexto, o orgulho faz resistir a todas ás transformações internas. Na medida em que se evita continuadamente  a impedir de  ver DEUS em nossos mesmos, de fazer atos de perdão, de exprimir os sentimentos ou emoções, de ser verdadeiro, aprendendo sobre si mesmo, tendo cursos ou lendo livros.

Se, no momento, se vive o rancor contra alguém que é impossível de abordar, em primeiro lugar, pedir  desculpas dos culpados, e depois omitir o reconhecido o amor nos gestos ou nas palavras, foi daqueles, cujo orgulho o impede. Pedindo o perdão e fazer o amor não significa perder ou ganhar.

Tudo volta ao ponto inicial: o amor. Cada ato de amor acaba resolvendo todos os problemas e transforma tudo na vida. O amor tem um grande poder de cura nos níveis físicos, mentais e emocionais.

Como mencionamos acima, por detrás do orgulho esconde-se sempre um ou mais medos: aqueles de não ser amado, ser rejeitado, julgado, criticado, não estar no auge de uma situação, perder algum coisa ou alguém.

Para combater o orgulho, se deve primeiro reconhecer e sentir o medo de rejeição. Nessa percepção, poder-se-á sentir seu grande sofrimento ao pensar não ser amado.

Não se pode livrar do dia a noite, um orgulho que existe desde muitas gerações e de vidas, podendo lentamente conseguir pequenas vitórias e diárias, fazendo o ato de amor.

A melhor maneira de aprender a controlar seu orgulho quando enfrenta alguém que quer ter a razão e não ser obstinado. Aceitando a ideia de que, no momento, tal pessoa possue uma verdade, importante para sim. Esta verdade é tão segura. Que caracteriza a expressão: " aceitando o seu ponto de vista, mesmo que esteja diferente do outro. "

Quando se perceba que tem deixado o seu orgulho assumir o controle durante uma discussão, sugere-se olhar a pessoa em questão. Se tem motivo para pedir perdão, faça-o. Explicando o que acabou de ser percebido,  deixando que seu dominado ser o seu orgulho. Ou seja que se perceba que quer ter a razão a todo momento no qual  o seu orgulho se predomina . Admita-se a tomada de orgulho, uma vez se a pessoa não tem agido nesta situação.

Se uma pessoa orgulhosa vier a se apresentar, a primeira coisa e de perceber se o sofrimento e o medo no comportamento. Tal pessoa pode tentar por acaso mudar a situação, ter medo pelas atitudes afiadas e autoritárias. Mas sem se deixar enganar porque, a realidade, provavelmente a mais amedrontada. Não se tente então responder da mesma maneira com a a opinião de outro.

Enfim, podendo ser chateado ao ler estas linhas, percebendo a que ponto pode ser orgulhoso! o objetivo não consiste em perturbar nem a se sentir culpado, mas sim torná-lo mais consciente e permitir de ver onde esteja quais as decisões que devem ser tomadas. Se perceber que é um ser orgulhoso, então é a hora de levantar, sem que nada possa impedir de amar ou ser realmente consciente. Veja o que isso tem no domínio de sua saúde, de paz interior, de seus relacionamentos, de sua felicidade e de seu amor com os outros. Seja pronto para continuar a pagar esse preço?

Acredito que se consegue ler este artigo na sua  integralidade, terá definitivamente um certo potencial na mão e sobre o controlo pessoal. Preocupar-se do orgulho virou uma necessidade fundamental. Num belo ato que se possa se tornar objeto de amor se for bem estudado, controlado, com consciência, interpretação, e compartilhado.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor Universitário