Muitas pessoas se perguntam, preciso do apoio de um psicólogo neste momento? Algumas vezes parece que estamos perdidos e desorientados, sem alguém que possa nos escutar e nos apoiar naquela situação difícil em que mais precisamos, como a perda de um ente querido, separação, dificuldade em lidar com os filhos seja na infância ou na adolescência, conflitos de identidade, fobias, síndrome do pânico, depressão, transtornos alimentares como obesidade, anorexia e bulemia. Situações como abuso de álcool e drogas também devem ser tratadas com cuidado e atenção, necessitando acompanhamento terapêutico e em alguns casos internação hospitalar.

No entanto, devemos ficar atentos nas situações que nos trazem "sofrimento", a partir deste momento, podemos nos questionar se conseguiremos superar este período difícil sozinho, sem que ocorram impedimentos no cotidiano, como desânimo para executar as atividades costumeiras, no trabalho, estudo e lazer. Dificuldade para acordar, tristeza, choro fácil, irritação, mau humor e principalmente a sensação de vazio, de que algo não esta bem, parecendo que falta alguma coisa, sem conseguir ter claramente o que pode ser! Podemos observar que o dia a dia agitado, a correria no trabalho, ansiedade e stress são componentes que contribuem e intensificam o mal estar físico e mental.

Tentar superar as dificuldades sem o auxilio de um profissional, pode ser uma forma de crescimento e autoconhecimento, porém se você não está conseguindo, procure ajuda, pois o seu sofrimento pode estar com os dias contados! Só depende de você!

Olívia Lima, Psicóloga.
CRP/12/05730
Fone(48): 3282 1981 ou 99436343