QUANDO DEUS FICA EM SILÊNCIO (parte 4)

Não é preciso viver muito tempo neste mundo para que venhamos a perceber o quanto a vida não é justa. Ou seja, pelo fato da nossa sociedade estar tão longe de Deus à injustiça tem imperado através de todos os governos humanos: “NINGUÉM HÁ QUE CLAME PELA JUSTIÇA, NINGUÉM QUE COMPAREÇA EM JUÍZO PELA VERDADE; CONFIAM NO QUE É NULO E ANDAM FALANDO MENTIRAS; CONCEBEM O MAL E DÃO À LUZ A INIQUIDADE” (Isaías 59:4). E o pior de tudo é que esses governantes ainda rejeitam a Deus de forma desafiadora.

O que vem acontecendo de destrutivo no Brasil já há três décadas aproximadamente tem sido fruto exatamente de uma vida distante de Deus por parte daqueles que nos governaram: “POR ISSO, ESTÁ LONGE DE NÓS O JUÍZO, E A JUSTIÇA NÃO NOS ALCANÇA; ESPERAMOS PELA LUZ, E EIS QUE HÁ SÓ TREVAS; PELO RESPLENDOR, MAS ANDAMOS NA ESCURIDÃO” (vers. 9). Tanto é verdade, que até parece que este mesmo profeta nos deixou uma profecia como se ela fosse a respeito do próprio Brasil: “A JUSTIÇA É POSTA DE LADO, E O DIREITO É AFASTADO. A VERDADE ANDA TROPEÇANDO NO TRIBUNAL, E A HONESTIDADE NÃO CONSEGUE CHEGAR ATÉ LÁ” (vers. 14).

Veja agora na versão Revista e Atualizada: “PELO QUE O DIREITO SE RETIROU, E A JUSTIÇA SE PÔS DE LONGE; PORQUE A VERDADE ANDA TROPEÇANDO PELAS PRAÇAS, E A RETIDÃO NÃO PODE ENTRAR”. Qualquer semelhança, portanto, com o nosso glorioso STF não é mera coincidência. Então, se Deus anuncia todos os acontecimentos proféticos seus ouvidos sempre estarão atentos quanto as nossas suplicas. Portanto é neste momento de imensa revolta, de insatisfação que devemos ter a certeza que o Senhor está atento a tudo: “DISSE AINDA O SENHOR : CERTAMENTE, VI A AFLIÇÃO DO MEU POVO, QUE ESTÁ NO EGITO, E OUVI O SEU CLAMOR POR CAUSA DOS SEUS EXATORES. CONHEÇO-LHE O SOFRIMENTO...” (Êxodo 3:7). Eu acredito que isto aqui já responde tudo quanto á necessidade de alguém esperar em Deus.  Termino esta aula perguntando: “Até quando, Senhor, até quando nós iremos contemplar a injustiça?” Amanhã, nós encerraremos esta série com a nossa quinta aula. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)