QUANDO A UNIÃO TEM FORÇA? 

A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome. Provérbio Africano

                    Tenho feito muitas reflexões a respeito dos valores de nossa vida em sociedade! Como são belos os pensamentos e valores disseminados por todos os cantos. Muitos pais ensinam importantes preceitos aos filhos; as escolas comprometidas com bons princípios não deixam de ensinar valores aos seus alunos; muitas denominações religiosas estão preocupadas em divulgar aos seus fiéis a importância em se viver àquilo que é pregado; instituições sociais também se comprometem em estabelecer seus fundamentos em valores que contribuam para o engrandecimento da coletividade; os partidos políticos pregam a união para a prosperidade do país. Em meio a tantas ações onde se buscam melhorias na conduta social, por quais razões continuamos vivendo numa sociedade mesquinha, individualista e onde grande parte esta preocupada apenas com seu umbigo?

            Penso que a resposta para esta constatação encontra-se na perca da dimensão da palavra união. Não precisa ser estudioso para entender que a individualidade é a grande marca da sociedade contemporânea, ela tornou-se tão forte que leva a união desaparecer.

            Neste sentido, pergunto: a união ainda tem força? Obviamente que ressalto a força para o bem comum. É espetacular o provérbio africano mencionado acima: o rebanho é tão forte quando unido que faz o leão passar fome! Infelizmente essa não é a realidade de nossa sociedade. Quando citamos que famílias, escolas, igrejas, instituições sociais e partidos políticos buscam divulgar valores, entre eles a união, percebe-se que algo é contraditório, pois se a união fosse realmente vivenciada viveríamos em outro tipo de sociedade. Quantas famílias desunidas pela mesquinhez de seus membros? E o que dizer das escolas que disseminam a discórdia pela falta de união entre seus membros? E das igrejas que pregam união, mas vivem em desunião? E quantas instituições sociais, que em nome dos mais necessitados, fazem arrecadações, mas com outras finalidades? E, como entender as aberrações de partidos políticos que sem escrúpulo algum apenas tiram vantagens para alguns de seus afiliados?

            Amigos leitores: precisamos avançar muito para colocar em prática o provérbio africano e não podemos deixar de acreditar e lutar para que nossa vida social seja pautada em princípios que ajudem a avançar, dentre eles, a união que faz a força. É preciso vencer o individualismo severo, a mesquinhez ridícula, a ganância estúpida, a frieza amarga, o ódio maldito, a inveja desastrosa e a amargura cruel. Enquanto continuarmos colocando o dinheiro e as riquezas materiais acima de tudo, viveremos escravos da vida ridícula que leva à desunião que traz amargos resultados. Se você tem dúvidas do que escrevo, faça uma análise detalhada de sua vida, observe sua família, deixe um pouco seu casulo, não olhe só para seu umbigo, abra seu olhar e você perceberá o quanto precisa ser feito para a união ser fato real e que tenha força.

            Deus nos dê força e coragem para não desanimar e acreditar que a união faz a força! Que o rebanho não seja todo devorado pelo leão (para mim é encarnação da maldade).