A gratidão é uma das grandes virtudes do ser humano, apesar de ser algo difícil de ser praticado. O próprio Jesus narra em uma de suas parábolas, em Lc 17, 11-19 que dez leprosos foram curados, mas apenas um voltou para agradecer. Tanto no tempo de Jesus, como atualmente, o ser humano demonstra ser uma criatura misteriosa e muitas vezes traiçoeira!

Quando temos a possibilidade de exercer um cargo que desponta no meio social, a possibilidade de conhecer as pessoas torna-se algo evidente. Muitas se aproximam por interesse para ter seus pedidos atendidos, algumas chegam a ‘jurar’ fidelidade e gratidão para o resto de suas vidas após serem atendidas.

Como na vida tudo é passageiro, os cargos também o são e nestas viravoltas, voltando a ser cidadão comum, passamos a conhecer verdadeiramente as criaturas que nos juraram gratidão. Muitas vezes isto acontece num primeiro encontro, em uma rua, por exemplo, quem prometeu gratidão sequer o cumprimenta, pelo contrário, vira a cara. Este é um fato lamentável que entristece, mas o pior é quem estabelece a validade em sua gratidão, pois não apenas o cumprimenta, mas, o denuncia, levando-o ao lamaçal.

 É difícil compreender as ações do ser humano, especialmente de quem jurou gratidão, mas o apunhalou pelas costas. Quem segue os ditames do cristianismo, sabe que é preciso perdoar sempre, mas não se pode ser ingênuo. Nossa sociedade é composta de muitas criaturas fantásticas, leais, boníssimas e que sempre estão ao nosso lado, entretanto, há quem acredita que gratidão e bem, tem prazo de validade.

Quanta ilusão e decepção, mas essa é tônica de nossa sociedade. A ânsia por ver criaturas nas sarjetas e sendo humilhadas, principalmente se ocuparam cargos de destaque, tornou-se algo latente em nosso país. Não quero defender criminosos e dizer que a justiça não seja feita, apenas relato que muitas criaturas são falsas, calculista e desejam ‘puxar o tapete’ de quem se destaca.

É difícil escrever sobre esta temática da validade da gratidão, nestes tempos de ‘delações’ com tantos políticos sendo denunciados e outros presos. Quem deve, pague por seus erros e não lícito usar daquilo do alheio para prosperidade pessoal; mas, a questão é a convivência com o inescrupuloso que se aproxima para tirar proveito, usa da boa fé das criaturas com a intensão de prejudicá-las! Estes são os fariseus e as víboras existentes desde o início da humanidade!

Venho de uma formação onde os princípios devem ser vivenciados e onde a gratidão é um de seus fundamentos, ela deve ser demonstrada, pois as pessoas pelas quais somos gratos devem ter lugar especial no coração. Infelizmente para muitos este princípio não tem validade!

Enquanto convivemos com os inescrupulosos, não se devem generalizar todas as criaturas, mas continuar acreditando na gratidão, ela não pode ter prazo de validade! Ela deve ser eterna! Existem muitas pessoas boas! Tenho inúmeras em meu coração, pelas quais serei sempre grato! Faça sua parte, deseje o bem para o outro, não guarde rancor e ódio! Afinal de contas estamos neste mundo de passagem!