QUANDO A DEMOCRACIA TORNA-SE HIPOCRISIA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Desde os tempos dos gregos antigos a democracia tornou-se alvo de grandes discussões e, passou por caminhos tortuosos. Esse termo designa o ‘governo do povo, pelo povo e para o povo, expressão usada pelo presidente dos EUA, Abraham Lincoln, assassinado em 15/04/1865.

            Fantástico e maravilhoso é estudar os belos conceitos sobre o sistema democrático; triste e vexatório é ver na prática tais princípios sendo utilizados em favor de um pequeno grupo e, não como deveria ser, ou seja, para toda população ser beneficiada!

            As últimas eleições que tivemos no Brasil deixaram resquícios de falcatruas, até hoje, muitos são presos por não aceitar a imposição do resultado eleitoral. Em que pese à lisura ou não daquele resultado, ocorreu à posse do eleito e, infelizmente com constantes ameaças e arbitrariedades apenas aos considerados ‘contrários ao atual governo’!

Todavia, a hipocrisia relacionada com a democracia, não é fato somente consumado em território brasileiro, sabe-se que em muitos lugares do mundo, praticasse o dito: ‘o poder não se conquista se toma’. Neste contexto de autoritarismo, impopularidade e prepotência, a Venezuela vivenciou esse tipo de arbitrariedade no último domingo, 28/07.

Neste país, por muitos anos apenas um mandante governa, ele chama-se Nicolas Maduro. Este se lançou novamente candidato ao cargo de presidente e, em meio a divergências, arrogância e com uso da ‘máquina estatal’, em de um pleito eleitoral conturbado, não transparente e repleto de perseguições pelo atual mandatário, este foi declarado eleito novamente como presidente.

Entretanto, a oposição e a maior parte da população, contestaram o resultado oficial, tomando as ruas e afirmam que não há como Maduro ter vencido a eleição. Neste imbróglio acompanhamos pelos meios de comunicação alternativos o povo saindo pelas vias de Caracas (capital) e noutros locais contestando o resultado ‘forjado’ por Maduro! A nação furiosa recebe apoio dos policiais que se aliaram a multidão, inclusive entregando as suas armas; padarias e mercados estão distribuindo pão e comida ao povo que toma as ruas; enfim, o caos se instaurou naquele país!

Este triste episódio da Venezuela, demonstra que a democracia é uma hipocrisia e não tem valor! O mundo sabe da ferrenha crise dessa nação. Inclusive, em minha ultima viagem, em julho, vindo de Curitiba (PR) até Capinzal (SC), tive uma passageira venezuelana, ela deixou seu país, veio ao Brasil para trabalhar, pois lá não havia emprego e nem comida! 

É lamentável escrever tão pejorativamente a respeito de um princípio nobre da cidadania: a democracia, um sistema político formidável, quando estabelecido corretamente, beneficia todos!

O tempo dos ‘caciques’, coronéis’, ditadores sanguinários e dos desejosos do poder apenas para seu grupo, está acabando, sobretudo com o avanço da rede social independente que faz muitas criaturas sair da alienação e manipulação!

Na Venezuela a democracia foi desvirtuada, portanto o atual mandatário, Nicolas Maduro, deverá pagar um preço alto pela sua hipocrisia e por imaginar que seu povo, a América do Sul e o mundo fariam vistas grossas para essa sua patifaria!      

            Que os acontecimentos relacionados ao estado e ao povo venezuelano, ajudem os brasileiros abrir os olhos, vejam tudo que acontece e, percebam que viver em um país realmente democrático, não é prometer na campanha eleitoral e não cumprir suas propostas, pior ainda, é iludir o povo com falas demagógicas e de cunho populista, mas que na prática do dia-a-dia não são consolidadas. Essas são atitudes que levam a democracia tornar-se uma hipocrisia e sem valor!

            Pensemos seriamente nestas questões!

            Que o povo venezuelano encontre equilíbrio e possam ter um governo justo e verdadeiramente democrático!