Veja algumas dicas sobre como saber qual tipo de conexão de internet escolher dependendo das suas necessidades na web.

A banda larga é atualmente o tipo de conexão com a internet preferida pelos internautas, pois ela ininterruptamente deve funcionar, com uma velocidade de transmissão de dados superior a 256 Kbps. Mas a forma como ela chega a sua casa pode ser diferente, embora, ainda hoje em dia, nem todas as cidades do país disponibilizem todas as tecnologias.

Há também a questão do preço, que interfere em muito, mas para ajudar a saber qual tipo de conexão de internet escolher, seguem as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas. A ADSL é a mais difundida, devido ao seu custo baixo e entre seus outros benefícios está a largura da banda que varia muito pouco, sendo reduzida somente nos horários de pico. Não ocupa a linha telefônica e possui bom desempenho quando é preciso rápida troca de informações.

Porém, a sua instalação necessita cabeamento telefônico e nem sempre atende com qualidade servidores e empresa, por causa da limitação da velocidade de upload. Já a tecnologia 3G tem a seu favor a velocidade de conexão de até 7 Mbps e o fato de ser usada nos aparelhos móveis, podendo ser acessada de qualquer lugar. Como desvantagem está a área de cobertura restrita, a velocidade da conexão pode cair pela metade para quem estiver em movimento e o seu preço é bastante alto.

Já a internet por Rádio é uma conexão sem fio, que não precisa de modem, pois o sinal é distribuído internamente, sendo preciso somente de uma placa de rede (existente em quase todas as placas-mãe). Não precisa nem de provedor e a velocidade de download é bem alta. Por outro lado, quem oferece essa opção nem sempre dá o suporte adequado, barreiras físicas podem atrapalhar a conexão e tem baixo desempenho em torrents, pois nem sempre tem um IP, o que impossibilita também a criação de um servidor e quando chove a velocidade da conexão pode ficar nula.

A conexão a Cabo é perfeita para o uso de torrents e afins e permite altíssimas velocidades de download nos horários não-convencionais, porém, exige cabeamento de televisão e modem específico e a sua velocidade pode se reduzir muito em horários de pico. Por fim, a de Satélite é a melhor em termos de velocidade de download e tem a maior área de cobertura. Contra tem o fato de ser pouco oferecida, ser muito cara e é preciso investimento alto em uma antena específica.

Ao conferir essas dicas, conte para a gente qual é o tipo de conexão que melhor atende suas necessidades!