Qual o propósito da Meditação?

Renovar a nossa mente para que possamos pensar como Deus pensa. O apóstolo Paulo nos ensina essa verdade em Romanos 12.2: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento (Greg= Metanoia. Sig: mente renovada ou mudança de atitude), para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". A renovação da mente ocorre quando ela é saturada com a Palavra de Deus. É necessário que todos os dias pratiquemos "a Meditação na Palavra", pois os ensinamentos da Palavra mudarão o nosso modo carnal de pensar, e passaremos a raciocinar de acordo com os princípios de Deus (I Co. 2:16).
Você quer descobrir qual à vontade de Deus para sua vida? Então permita que sua mente carnal seja renovada pela prática da meditação na Palavra de Deus. O texto de Romanos 12:2 nos diz que só podemos experimentar ou descobrir a boa, agradável e perfeita vontade de Deus se tivermos a "Mente renovada" . Mas a mente para ser renovada precisa ser cheia da Palavra viva de Deus: "Habite ricamente, em vós a Palavra de Cristo..." (Cl3:16). As duas palavras gregas deste texto: "enoikeito" (residir, morar, viver em...), e "plousíos" (abundantemente, plenamente, encher até transbordar) denotam que a Palavra de Deus deve viver em nós numa quantidade trasbordante preenchendo toda nossa mente. Isto é tremendo!
Quando a nossa mente for transbordada e preenchida plenamente com a Palavra de Deus, então, nossas atitudes carnais sofrerão uma "metamorfose" (Rom.12:2a), isto é, serão transformadas em atitudes espirituais regidos pelos princípios das Escrituras Sagradas (Jos.1:8).
O problema de muitos cristãos ainda agirem carnalmente é que eles nunca permitiram que suas mentes fossem renovadas (cheias/saturadas) pela Palavra do Eterno. Mas se levarmos a sério a questão da meditação na Bíblia todos os dias, então, nossas atitudes carnais serão mudadas para glória de Deus!!!
Mas o que é a mente? A palavra grega para mente é "noos" que significa "intelecto, a faculdade do pensamento". Deus deu ao homem a capacidade de pensar, raciocinar e criar. Basta olharmos para todas as construções e realizações que nos cercam, e veremos as marcas dessa inteligência.
Podemos ver a capacidade de raciocínio do homem nas seguintes realizações: Ele inventou o alfabeto, a imprensa, as máquinas; quis comunicar-se com outras pessoas e criou um modo de ampliar a sua voz, inventou o rádio, e o telefone; quis gravar imagem, surgiu a televisão; quis encurtar as distâncias, fez a carroça, a bicicleta, o avião e etc.; quis vencer o problema da escuridão, descobriu a eletricidade e fez múltiplo uso dela. Eu poderia falar também sobre as criações e descobertas do homem no campo da medicina, mas creio que já deu para você perceber o quanto a mente, uma das faculdades da alma, é prodigiosa. Parece não haver limites para ela!
O homem tem usado a sua mente só para fazer coisas boas? Evidentemente que não! Infelizmente, ela tem sido igualmente usada para maquinar o mal. Ela criou todos os mecanismos para ludibriar o seu irmão, roubá-lo, e até destruí-lo. A mente do homem está corrompida por causa do pecado que lhe é inerente. A natureza pecaminosa, herdada de Adão, se manifesta também em suas criações e realizações. É aí que temos as armas mortíferas que destroem o seu próximo. De fato, existem bombas tão poderosas que basta um governante louco apertar um botão e, em poucos instantes, todo o planeta será destruído. No aspecto social: Nossa sociedade é constantemente assaltada pelas mais engenhosas expressões da mente para causar pânico e dor, através de roubos, seqüestros e assassinatos. Olhe toda engenhosidade para assaltar bancos, casas e pessoas; todo tipo de filmes pornográficos e violentos que semeiam o pecado e a corrupção; toda forma de jogo para extorquir o que pertence ao seu irmão, e assim por diante.
Aqui estão amostras incontestáveis da mente do homem, criando o bem e o mal. A gora imaginemos o que seria um homem com a mente renovada! Esta faculdade da alma precisa de uma renovação completa. A mente deve ser renovada, até que cada pensamento seja sujeito à obediência de Cristo Jesus. Em outras palavras, até que cada idéia, pensamento ou raciocínio esteja em perfeita harmonia com os princípios da Palavra de Deus. É por isso que precisamos praticar a arte da meditação na Palavra de Deus. Pois, o exercício da meditação (Leitura esmerada e memorização) todos os dias nos textos sagrados, fará com que a nossa mente seja renovada ou transformada numa mente espiritual. O apóstolo Paulo nos exorta a sermos trasbordante, isto é, a nossa mente ser plenamente cheia até derramar da Palavra de Cristo (Cl.3:16). Este é o propósito da Meditação ? RENOVAR nossa MENTE transformando-a na MENTE DE CRISRTO!

"Mas, nos temos a mente de Cristo" (I Cor. 2:16).


Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]