Qual é o meu papel na empresa

Fernando Paz | Administrador

 

Eu como colaborador de uma empresa, ou instituição, estando na empresa, devo me perguntar:

O que eu estou fazendo aqui?

Esta pergunta parece desnecessária, mas...... não é

Ao gestor cabe decifrar, com as ferramentas disponíveis na administração, qual seria a resposta de cada colaborador.

Notem que as respostas refletem o comprometimento, o engajamento dos colaboradores, e isso tem a ver com o RESULTADO ao final de cada mês.

Se a resposta de muitos colaboradores for: “estou aqui trabalhando por que preciso pagar as minhas contas”, se a essência for esta, se a presença dele na empresa está ancorada nisso, certamente a empresa tem um problema que precisa ser resolvido com urgência, sob pena de comprometer os resultados.

O administrador precisa criar condições, com base em programas, políticas administrativas, campanhas, etc... a fim de estimular os trabalhadores a se posicionarem de forma ATIVA, e não PASSIVA. A forma ativa é participar de fato da MISSÃO da empresa. Focado em soluções, em resultados, em produtividade. É entender qual o seu papel na relação de CAPITAL e TRABALHO.

Então, a essência da resposta deve ser: estou aqui para contribuir para que a empresa atinja os objetivos e também para que eu possa evoluir como profissional.

O trabalhador, que é parte que faz acontecer uma operação, um serviço, etc... naquela relação CAPITAL e TRABALHO, estando desassociado dos OBJETIVOS da empresa, obviamente vai comprometer o resultado.

Agora, a empresa tem que ter seus objetivos definidos, claros e disseminados a todos, ou seja, todos devem saber quais são estes objetivos, qual é a MISSÃO.

Depois, é só gerenciar. Certamente a empresa irá colher melhores resultados.

Empregadores e empregados, vamos pensar sobre isso?