QUAL É O VALOR DO RESPEITO?

Professor Me. Ciro José Toaldo

Disciplina: Projeto de Vida 

Introdução – Este foi um tema proposto pelos próprios alunos após discussão de qual temática deveria ser estudada. Vivemos em uma sociedade aonde há falta de respeito, infelizmente essa realidade também se faz presente dentro da escola. Como essa disciplina oportuniza essa discussão, trouxemos para os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental uma reflexão a cerca deste importante valor. A dinâmica consistirá em colocar no quadro, antes da leitura do texto, a palavra ‘respeito’ e os alunos deverão descrever em que consiste sua definição. O professor anotará em volta da palavra às colações feitas pelos alunos. Após este primeiro momento, será feita a leitura do texto em voz alta. Cada aluno irá ler uma parte. Em seguida o professor irá destacar algumas palavras do texto, cada aluno destacará em sua folha. Após a leitura, os alunos deverão responder, em trios, as questões propostas no final da leitura. Após as respostas desenvolvidas pelos alunos, estes irão falar em voz alta a resposta, o professor irá resumir o que foi dito, escrevendo no quadro. No final haverá uma conclusão do estudo. Espera-se que a partir deste aprofundamento os alunos possam compreender o quanto é importante ter respeito e o custo da falta de respeito ainda é muito alto para a vivência em sociedade.

 

    TEXTO:

 

O respeito é um dos valores essenciais nas relações humanas. Cultivar o respeito por si e pelos outros, permite haver maior reconhecimento, aceitação, apreciação e valorização das qualidades do próximo e de seus direitos. Em outras palavras, o respeito é o reconhecimento do valor próprio e dos direitos dos indivíduos e da sociedade. Essa questão é imprescindível para a boa convivência na vida em sociedade.  

O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade, pois quando nos respeitamos passamos ser pessoas mais gentis e até mesmo mais agradáveis. Mas, para que isso possa acontece é necessário ter bons propósitos que vai implicar no reconhecimento em si e nos demais quanto aos direitos e as obrigações, sejam elas particulares ou coletivas. Em contrapartida, a falta de respeito vai gerar violência, conflitos, desconforto e confrontos, algo que de certa forma estamos acostumados a verificar em nossa convivência. Eis, uma triste realidade!

Vivemos em um mundo de muito desrespeito. As tecnologias, como celular e o Whatsapp, infelizmente contribuíram para fazer com que as pessoas não se respeitassem. Este chamado mundo virtual que deveria aproximar mais as pessoas, em muitos casos, além de afastar acaba gerando ainda mais violência e antipatias.

No Brasil, o Facebook está sendo uma das redes sociais mais usadas para divulgar a grande intolerância, seja ela racial, religiosa, bulling, xenofobia e homofobia ou por fazer apologia e incitação a crimes contra a vida estão entre as práticas mais difundidas nestas redes sociais.

Os crimes de ódios migraram para a web, mas não deixaram de acontecer no mundo real. As taxas de ataques contra mulheres (feminicídio) aumentaram muito no Brasil. Não podemos dizer que isto não afeta nós diretamente, pois o problema do outro é nosso também e vice e versa. É isso que nos faz parte de uma sociedade.

Mais do que nunca, devemos saber usar as mídias digitais, pois hoje, não é apenas a língua que acarreta brigas ou ação pessoal, mas, no meio virtual há muitos casos onde até mortes são premeditadas por algo que é dito neste mundo digital.

Portanto, quando tenho respeito pelo outro e o aceito como ele é, sobretudo em suas diferenças, passamos a reconhecer que somos seres humanos únicos e amplos.

O respeito valoriza a individualidade e permite que cada um cresça no seu próprio tempo.

Portanto, respeito os outros para ser respeitado. Entenda que nem todos são iguais e que devemos saber conviver com as diferenças, em todos os sentidos.

A riqueza de um país, estado ou município está na sua imensidão de diferenças, sobretudo em relação às pessoas e a forma como elas convivem, especialmente sabendo que cada um precisa respeitar o outro.

Você já parou para pensar nisto? Das inúmeras histórias que já assistimos em nossas aulas, qual delas mais chamou sua atenção em relação à falta de respeito? Por que as redes sociais estando fazendo aumentar a falta de respeito? Por que para vocês o respeito é um valor importante para a vida em sociedade?

O trio deverá responder em seus respectivos cadernos estas questões. Escolha um aluno para ler as resposta em voz alta. Faremos a culminância do assunto no quadro. Se tivermos tempo, cada aluno, no seu caderno, deverá fazer um desenho demonstrando essa o quanto o respeito é importante ou até mesmo, o que a sua falta causa na convivência social.