QUAL É O LUGAR DO CRISTÃO? (Lc 14,1.7-14)

 

            O Reino de Jesus é dos humildes. Mas o que é ser humilde? Não é ser um coitado, nem ser aquele que não tem opinião própria, muito menos aquele que apenas espera o momento certo para lançar seu veneno e detonar com tudo e todos.

Jesus ensina que ser humilde é buscar a santidade que nos leva a fazer a experiência com Deus em nossa vida. Ser humilde, na ótica do evangelho, é saber ocupar o seu lugar na comunidade. E qual é, portanto, o lugar do cristão?

Há um conceito pecaminoso, enraizado em nosso coração, que apenas pessoas importantes devem ocupar lugares especiais. Trata-se de uma cultura já existente no tempo de Jesus, fosse na comunidade ou num banquete: sempre os melhores lugares eram para as pessoas consideradas superiores, doutores da lei, escribas, fariseus - a gente do alto nível que merecia tratamento de 1ª.

E essa cultura continua ainda esta impregnada na nossa sociedade. Talvez pela profissão, a carreira, entre noutros sempre vão abrindo oportunidades para o sucesso de poucos. Essa pode ser uma das explicações dos contrastes, que marcam o Brasil e nossas vidas, desde o nascimento até a morte: tratamento diferenciado na saúde, educação, habitação, qualidade de vida, poucos ficam com tudo e a maioria com nada. Essa cultura pecaminosa Deus não aceita

Contudo, essa cultura afeta também a vida das comunidades que seguem Jesus Cristo - onde os ministérios e cargos de coordenação, de pequena ou grande responsabilidade, sobem na cabeça e no coração, contaminando a comunidade com o velho farisaísmo: ao se exercer um cargo se busca prestígio, sucesso, fama pessoal e política. Esse é o perigo que anda corroendo o coração de muitos seguidores de Jesus.

Ao participar de um banquete, Jesus observa que os primeiros lugares eram ocupados por pessoas importantes. Jesus se incomoda com aquilo e conta uma parábola, dizendo que na comunidade o lugar de todo cristão deve ser sempre o último. Isso significa que, desde as tarefas mais humildes (que não aparece), até aquelas funções + importantes devem ser feitas em espírito de amor e serviço.

Como seguidores de Jesus, somos servidores por excelência e não dominadores. Como o mestre, temos que aprender a servir e não ser servido, nunca ser deves impor, mas propor e se  colocar ao lado dos outros, isso é ocupar o último lugar!

Vivemos numa sociedade onde nos submetemos sempre aos + importantes, aos que têm poder, as celebridades e ídolos. Jesus pede para inverter essa ordem: coxos, pobres, aleijados e cegos, considerados pecadores e proibidos de entrar no templo, encabeçam a relação dos primeiros convidados de Deus para participar da sua festa. Dessa forma Deus manifesta seu amor como dom gratuito e acolhe e salva todos os homens, mas em primeiro lugar - para decepção dos que se consideram justos -  Deus coloca os perdidos, irrecuperáveis, desqualificados, e todos os demais excluídos da religião e da sociedade em primeiro lugar!