Salao Internacional do Automovel de SP

São Paulo sedia o maior evento automobilístico da América Latina e o quarto maior do mundo há 57 anos. Estamos falando do Salão do Automóvel, que teve sua primeira edição realizada no Brasil em 1960 e, desde então, movimenta bianualmente o mercado de veículos no país.

A trajetória do evento acompanhou a evolução da indústria automobilística no Brasil. O encontro, que havia começado com o intuito de apagar a imagem negativa que o país tinha, na época, pelos veículos nacionais, reúne, hoje, cerca de 750 mil visitantes por ano.

Além de acompanharem os principais lançamentos e novidades do setor, os participantes movimentam a economia de São Paulo, afinal, pessoas do mundo inteiro se hospedam na cidade para usufruir das atividades propostas pelo evento.

História

É possível afirmar que a história da indústria automobilística no Brasil e do Salão do Automóvel caminham juntas.

Em 1955, o setor de carros nacionais foi implantado no país. Como, em cinco anos, havia-se percebido que a população ainda não confiava em adquirir veículos produzidos internamente, foi idealizada a realização do Salão do Automóvel.

A ideia foi um sucesso. Em 1960, na primeira edição, cerca de 400 mil visitantes de todo o país vieram para São Paulo para aprender mais sobre diversos modelos de carros, caminhões, ônibus e até mesmo tratores e conhecer os lançamentos da época. A tradição foi se mantendo ao longo dos anos: conforme novas marcas foram chegando, a cada edição novos marcos eram conquistados na indústria e novos veículos eram apresentados à população.

Em 1990, 30 anos após a primeira edição, o evento tornou-se internacional, mostrando que a indústria automobilística brasileira estava apta para a concorrência mundial, colocando seus produtos lado a lado de produtos importados.

Objetivo do evento

O Salão do Automóvel preocupa-se, sim, em vender. Mas, mais do que isso, seu foco é o mind share, ou seja, ser reconhecido pelo visitante, que é seu principal consumidor, como uma marca especial e desejada. Para isso, toda uma estratégia de atração e interação é criada pelas montadoras.

Atrativos

Para reforçarem seu posicionamento e imagem perante o mercado, as fabricantes criam uma série de atrativos para seu público-alvo.

A ideia é criar experiências para que um potencial cliente se envolva com a marca e o carro. Portanto, o intuito não é parecer um local de vendas, e sim um encontro onde pessoas que se interessam pelo setor possam se divertir.

A exibição de carros é o forte do evento. São exibidos desde veículos convencionais, geralmente lançados na época, até carros futuristas com a tecnologia avançada ou conceitos que estão em processo de desenvolvimento nas montadoras.

Além disso, as fabricantes vêm investindo em trazer a tecnologia utilizada nos carros para jogos e simuladores que ajudam o visitante a viver a experiência real de ter um dos veículos apresentados na feira – o que ajuda no pós-convencimento de compra. Outras atrações como palestras, exibições de protótipos e test-drive nos lançamentos também fazem parte da grade do encontro.

Edições

Na última edição, em 2016, o Salão do Automóvel deixou de ser realizado no Pavilhão do Anhembi, para ser feito no SP Expo, antigo Centro de Exposição Imigrantes.

Em 2018, o evento será realizado no mesmo local, devido ao sucesso da edição anterior: com um espaço 10% maior e estacionamento para 4,2 mil veículos, os participantes tiveram mais espaço para visita e mais atrações à sua espera: foram apresentados 540 veículos de 34 marcas e mais de 1.200 horas de atividades interativas. Na área externa do pavilhão, 20 mil m² foram destinados a test-drives e experiências exclusivas.

Tudo isso só trouxe resultados positivos para a economia local e do setor: estima-se que 30% do público, cerca de 200 mil pessoas, não eram moradores da cidade de São Paulo, e que tenham movimentado cerca de R$ 320 milhões durante sua estadia. O evento gerou, ainda, mais de 30 mil empregos diretos e indiretos durante sua realização.