Sempre surge uma dúvida na cabeça de quem quer fazer qualquer tipo de investimento, seja ele de curto ou longo prazo. Geralmente, o dinheiro investido é fruto de um grande trabalho ou de uma grande negociação e, por isso, é necessário saber tudo sobre o que dirá a respeito do assunto. Um fator muito importante a ser levado a consideração é o impacto que o Imposto de Renda tem sobre os investimentos. Você sabe quais são?

O IR é uma taxa que é descontada da maioria dos investimentos - isentando-se da poupança. Dependendo do valor que é investido e no prazo para ser resgatado, o impacto pode ser maior ou menor, por isso, nós vamos te explicar.

Esse impacto pode variar de 15% a quase 30% dependendo do tipo de investimento que você fizer. Por esse motivo, é de extrema importância saber qual a incidência das taxas de alíquotas sobre o seu dinheiro.

Saber qual será o período do investimento é essencial na hora de escolher em qual fundo você irá aplicar. Na maior parte dos casos, quanto maior o tempo da aplicação, menor será o impacto do IR no dinheiro que está sendo investido.

Qual é o impacto do Imposto de Renda quando invisto em fundos de longo prazo?

Os investimentos de longo prazo são compostos por carteiras com mais de 365 dias. As taxas podem variar de acordo com o período em que são aplicados. Quanto menor o tempo da aplicação, maior será a taxa de alíquota.

Com menos de 180 dias de aplicação, as taxas do Imposto de Renda podem chegar a 22,5%. Já nos investimentos mais longos, ela é menor. A partir dos 365 dias de aplicação, a incidência do IR sobre as aplicações são de 17,5% e a partir de 2 anos, não ultrapassam os 15%.

Sendo assim, é essencial saber qual o tipo de investimento você irá fazer e qual o prazo em que pretende resgatar suas aplicações, afinal tempo é dinheiro!

Os investimentos de curto prazo também são impactados pelo Imposto de Renda?

Não são apenas as aplicações mais duradouras que podem ser afetadas pelo IR. Para quem deseja fazer algum investimento de curto prazo, também é essencial saber qual será a incidência do “leão”. Quem deseja investir em algum fundo por menos de 6 meses, terá um alíquota de 22,5%.

Mesmo quem deseja fazer um tipo de aplicação em um curto prazo, mas tem alguma mudança de plano e deseja deixar o dinheiro investido por mais tempo, também pode ser afetado, no entanto, de uma forma menor. Nas aplicações de curto que superar os 180 dias, a taxa incidida sobre pode chegar a 20%.

Investindo na Previdência Privada eu também serei impactado pelo Imposto de Renda?

A Previdência Privada é a opção de investimento de muitas pessoas. No entanto, ela também é impactada com as taxas do Imposto de Renda, podendo chegar a 30% dependendo do prazo de resgate. Quanto menor o período da aplicação, mais ela sofrerá com as taxas do IR.

Os investimentos que não chegam a 2 anos são impactos com 30% da alíquota.  As aplicações que duram até 6 anos, têm uma alíquota de 25%. Já as que ultrapassam os 10 anos, têm um desconto de 10%, caso sejam resgatadas.

Como sei qual o melhor investimento e o período que devo resgatá-lo?

Tomar a decisão de fazer qualquer tipo de investimento, sabendo que o Imposto de Renda pode afetar na liquidez do seu dinheiro pode ser algo um pouco complicado. Existem empresas que auxiliam quem deseja fazer aplicações e conhecer um pouco mais sobre os mais diversos fundos de investimentos.

Para saber qual a melhor opção, é necessário saber qual o prazo que você deseja investir e o motivo dessa ação. Afinal, é de extrema importância cuidarmos do nosso dinheiro e fazer com ele renda cada vez mais lucros para o nosso futuro.