Com risco de ser antecipada para o mês de setembro, o mercado varejista se prepara para um dos grandes eventos do ano com muitas ofertas, e você também deveria!

Todo ano a Black Friday chega para deixar milhares de pessoas malucas com as promoções das lojas e claro, faz o mercado varejista dar uma super faturada. Esse ano a repercussão para o grande evento continua, mas talvez com uma pequena mudança.

Se você quer aproveitar esse show de promoções e descontos é sempre bom fazer um bom planejamento, começando a listar aquele item pessoal ou da própria casa que está faltando ou precisa ser substituído. A verdade é que poucas pessoas fazem esse planejamento e acabam sofrendo alguns prejuízos na última sexta-feira de novembro.

Segundo o E-Bit o evento pré-festivo faturou 10,5% a mais em 2017 com R$ 2,1 bilhões, uma alta considerável, comparando com o ano de 2016. Para cada ano que passa, os varejistas possuem uma expectativa maior para o evento, mas é necessário um bom planejamento.

Planejamento para a Black Friday

Para um evento deste porte, conhecido mundialmente e ainda possuindo a fama que tem - de oferecer preço baixo para diversos produtos - é importante que as empresas mantenham um planejamento para tal evento.

Isso porque depois de quase nove edições aqui no Brasil, fica difícil cometer os mesmos erros de quando o evento chegou a solo brasileiro em 2010.

Para isso, as empresas estão trabalhando cada vez mais utilizando plataformas que mostram melhor o tráfego de consumidores e comprar na rede, para que o trabalho fique mais fácil e dinâmico.

Outro ponto muito importante no preparo é o reabastecimento de estoque. Para evitar os erros cometidos nas primeiras edições, dessa vez as marcas estão cada vez mais preparados para a demanda de aquisições via online ou na própria loja física, estudando a melhor forma de envio para seus clientes e fornecendo informações coerentes sobre o estoque, para que ninguém passe dor de cabeça.

Além disso, os varejistas estão sabendo lidar cada vez melhor com seus fornecedores, fechando bons negócios, preparando-se para a previsão de vendas e claro, procurando fornecer o melhor atendimento ao cliente nesse dia tão caótico.

Como devo me planejar?

Assim como as empresas, é importante manter um bom planejamento para fazer as compras de forma consciente, escolhendo os melhores produtos com o preço acessível!

Antes de sair comprando pela internet, é importante se certificar que você está no site oficial do marca, para evitar problemas futuros com a compra. Fazer uma pesquisa de preços mesmo na Black Friday é muito importante para conseguir comprar o produto desejado por um preço justo e sem prejuízos.

Black Friday antecipada em 2018?

Assim como todos os anos os consumidores já se preparam para um dos maiores eventos anuais de compras pré-festivas, mas o que poucos sabem é que este evento pode acabar sendo antecipado aqui no Brasil.

O ano de 2017 foi marcado com o aumento razoável do faturamento dos varejistas que participaram da Black Friday. Segundo pesquisas, o aumento chegou a 10,5% comparado com 2016, que foi um inferior.

Ao longo do ano de 2017 houveram algumas reuniões com empresários responsáveis por trazer este evento para o Brasil, sugerindo uma antecipação do grande evento, para o final de setembro e início de outubro.

O motivo dessa mudança é evitar a concorrência com o natal, para que os consumidores comprei os produtos com preço normal ou com promoção de natal nessa época, mas sem as regalias que a “sexta negra”.

Até o momento essa alteração sobre a Black Friday no Brasil não foi oficializada, mas é importante se manter antenado nas notícias, para não acabar perdendo nenhuma novidade sobre um dos maiores eventos anuais de descontos.