Maio é um mês especial e o segundo domingo é destinado ao dia das mães, excelente momento para refletir a respeito do papel da mãe e sua importância na sociedade em que estamos inseridos. Muitas vezes somos tentados a pensar que a essência do ‘ser mãe’ não tem mais valor e, entre hipocrisias, mentiras, ideologias e faz-de-conta mães e filhos contribuem para denegrir a imagem daquela que nos deu a vida e por quem deveríamos ser gratos eternamente. 

A família que não atribui à valorização da figura da mãe e não compreender a sua importância, acaba amargando a desunião, uma vez que o elo entre mãe e filho rompe-se. Essa situação leva a perda da sensibilidade, do respeito e da admiração para quem gera a vida.

Caros leitores, viver é uma estar numa via de mão dupla, onde se colhe aquilo que é plantado. Tratando-se de família é preciso ‘plantar’, ou seja, ensinar aos filhos a cultivar as boas virtudes, dentre elas a valorização do papel da mãe. Lembrando: de que vale exercer a autoridade, sem o ensinar pelo exemplo? O modismo atual leva o ser humano buscar a ‘felicidade’, mas sem a valorização do exemplo; essa situação não combina com a família, especialmente ao se ressaltar a importância do papel da mãe!

No percurso da história a família sofreu modificações, entretanto, sua essência não muda, mesmo que exista desempenho de papéis diferentes, a mãe sempre será a peça primordial dentro de um lar! Muitos afirmam ser descartável a presença da mãe na formação de uma família. Essa é uma aberração, além de não valoriza a mãe, leva a destruição de lares e ao abandono de inúmeros filhos.

A presença da mãe junto da família é a demonstração da presença de Deus e de seu amor. Testemunhei inúmeros exemplos relacionados com a minha família, seja do tronco materno ou paterno, sinto saudades daqueles maravilhosos encontros familiares que transmitiam alegria e entusiasmo ao meu viver.

Infelizmente muitas mães vivem na solidão, pois não souberam conquistar seus próprios filhos e o inverso também vale, existem filhos (as) que só pensam em seu umbigo!  Contudo, nem tudo se perdeu, muitas famílias, por meio do papel das mães nos fazem acreditar no valor do amor: ainda existem mães heroínas que não desistem, às vezes sofrem caladas e tornam-se a demonstração viva do amor de Deus nesse mundo.

Quantas mães, hoje avós, sogras, noras que conseguem demonstrar o quanto é maravilhoso ver sua família crescendo e prosperando (não apenas materialmente).  Infelizmente, há o contrário, existem mães, avós, sogras e noras que abandonaram tudo, relegando o papel da verdadeira mãe.

Parabéns para todas as mães, especialmente à minha mãe Romilda que continua sendo uma heroína, sabendo exercer com determinação, coragem e desprendimento o seu papel de mãe (hoje viúva). Dona Romilda, além de gerar minha vida, deu brilho, beleza e luz para nossa família. Desta minha linda flor (minha mãe), guardarei eterna gratidão e para ela solicito da espiritualidade maior os bons fluídos e toda a positividade divina.   

Responda para você mesmo: qual é a importância de sua mãe para a sua existência?

Pense nisto e até o próximo!