QUAL CAMINHO VOCÊ IRÁ ESCOLHER?

                                                       Salmo 1.1-6

INTRODUÇÃO

O livro de Salmos é o Hinário Nacional do povo Israelita e, desde os tempos antigos, eles são apresentados e divididos em cinco livros. Interessante registrar, que ao final de cada uma dessas divisões, é apresentada uma doxologia, isto é, uma conclusão em forma de hino de louvor a Deus. Vejamos para exemplo:

Sl 41.13: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, de século em século! Amém!

Sl 79.19: E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém!

Sl 89.52: Bendito seja o Senhor para sempre! Amém e amém!

Sl 106.48: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, de eternidade em eternidade, e todo o povo diga: Amém! Louvai ao Senhor!

O Salmo 1 em específico, retrata em apenas seis versículos, que só existem dois caminhos a serem seguidos: o dos justos (puros ou separados) e dos ímpios (impuros ou incrédulos). Sendo assim, passemos a conhecer melhor como cada um deles é apresentado neste pequeno livro.

DESENVOLVIMENTO

1ª Parte: Aqueles que NÃO escolhem o caminho dos ímpios.

Verso 1: o Salmista assegura que é Bem-aventurado, ou seja, feliz, “às pessoas que não andam segundo o conselho dos ímpios (andam no caminho), nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Nesse sentido, é oportuno apresentar as distinções entre as pessoas que são referidas neste versículo:

Ímpios: pode se referir a qualquer pessoa que não tem ou professa uma religião.

Pecador: aquele que conhece a Lei de Deus e a viola conscientemente.

Escarnecedores: pessoas que vivem a zombar (insultar) ou fazer chacota (blasfemar) das coisas de Deus ou de sua Palavra.

Verso 2: o Salmista destaca a atitude daqueles que escolhem não seguir por este mau caminho, mas optam por meditar diuturnamente na Lei do Senhor.

2ª Parte: Caminhos totalmente OPOSTOS diante das escolhas.

Verso 3: O Caminho escolhido pelo Justo lhe proporcionará resultados positivos e satisfatórios: “Serão como árvores plantadas junto ao ribeiro de águas, ao qual dá o seu fruto na estação própria (...), e tudo quanto fizer prosperará”.

Versos 4 e 5: Em posição contrária, o caminho escolhido pelo ímpio, lhe reservará conseqüências danosas: “Não são assim os ímpios, mas são como a moinha que o vento espalha. Pelos que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos”.

Moinha: fragmentos de palha que ficam na eira (porção de terreno liso e duro), quando se debulham os cereais.

Diferentemente dos justos (plantados junto ao ribeiro de águas), os ímpios ficam à deriva (igual a palha na terra) onde qualquer vento a leva para onde assoprar.

3ª Parte: Aqueles que escolhem os caminhos do Senhor são por Ele CONHECIDOS.

Verso 6:  O Senhor conhece todo o nosso ser, Ele está a destra de Deus, o Pai, e observa toda a nossa atitude aqui na terra. Ele sonda os nossos corações: “Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar, de longe entendes o meu pensamento”. (Salmo 139.1-2)  

Ele conhece o caminho do justo e aprova a sua escolha, mas o caminho do ímpio, reprova e o fará perecer.

CONCLUSÃO

Deus esquadrinha o nosso ser (coração) e já estabeleceu o juízo para aqueles que escolhem e insistem em permanecer na perversidade ou nos maus caminhos (o ímpio, pecador ou escarnecedor). A sua Palavra nos adverte que “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”. (Mateus 6.24)

A expressão Mamom no idioma aramaico significa dinheiro e riquezas terrenas valiosas somente para este mundo. Irmãos em Cristo e leitores, muitas pessoas estão esquecendo-se deste importante detalhe, e buscam adentrar por caminhos que “aparentemente” os levará a prosperidade e vida prolongada, mas, na verdade, são caminhos de morte.

É preciso alertá-los de que todas estas coisas irão ficar aqui embaixo, haja vista que viemos ao mundo nu e, ao morrermos, não levaremos nada desta terra. Precisamos garantir a nossa maior riqueza: a Salvação Eterna.

Portanto, cuidado com a escolha que irá fazer e por qual caminho irá seguir. Desejo-te que escolhas pelo caminho dos justos para, um dia, estarmos juntos louvando e bendizendo o nome do Senhor: Hosana nas Alturas! (Salmo 118.25

                         EDUARDO VERONESE DA SILVA

Presbítero da AD IX Marcas – Cariacica/ES

Professor da EBD da AD IX Marcas

Palestrante em Dependência Química

Contato: [email protected]