Existem várias formas de chamar atenção dos consumidores de uma empresa e, também, de angariar possíveis clientes através de estratégias de marketing. Umas das formas mais conhecidas e mais usadas pelas empresas é atribuição de brindes promocionais, já que ao oferecer um presente aos clientes habituais e pessoas que podem vir a ser clientes assíduos de dada empresa um laço de proximidade é criado entre as duas partes, fazendo com que o indivíduo pensa sobre a marca pelo fato de a marca ter pensado no indivíduo e ter confeccionado um presente para oferecer, mesmo que seja apenas uma lembrancinha.

Como é de conhecimento geral, existem diversos tipos de brindes promocionais que podem ser oferecidos, desde as conhecidas canetas e camisetas alusivas à empresa, passando pelos bonés e guarda-chuvas, chegando até às atuais e sempre úteis pendrives, sem esquecer as sacolas personalizadas, os marcadores de página e os isqueiros. Cada empresa deve escolher o tipo de brinde promocional de acordo com o âmbito da sua entrega, ou seja, se o brinde for um objeto para ser dado quando for conveniente, estando sempre disponível na empresa, por exemplo, deve ser algo simples e funcional, que não ocupe muito espaço e que não necessite de um grande investimento. Por outro lado, se a necessidade de encomendar brindes advém de uma estratégia específica, como uma ação promocional, é preciso ter em consideração qual é o âmbito dessa estratégia, qual mensagem a empresa pretende passar, de maneira a escolher o brinde mais adequado ao evento, sejam mochilas promocionais ou camisetas personalizadas.

Se pensarmos na hipótese de material promocional para um evento como uma corrida em prol de alguma causa, mochilas personalizadas, garrafas térmicas, camisetas e bonés são sempre boas opções, já canetas e bloquinhos podem ser brindes completamente descabidos. No entanto, se o evento é uma feira, uma exposição ou uma palestras, canetas personalizadas, blocos de notas e pendrives são uma boa pedida, mas bonés e garrafas térmicas podem não estar de acordo com o âmbito do evento, podendo outros brindes como sacolas personalizadas ser também interessantes, dependendo do que a organização do evento tem em mente. No fundo, para escolher brindes promocionais de forma adequada é necessário ter uma ideia claro daquilo que será feito, de forma a que se possa decidir que tipo de objetos de cariz promocional serão mais adequados à mensagem que a empresa pretende passar, seja em um evento ou não.