A produção de vinhos nacionais no Brasil é bem diversificada. Temos produções de vinhos em Minas Gerais (nem só da cachaça vive o mineiro), no Vale do São Francisco na Bahia e Pernambuco, em São Paulo, em Santa Catarina na região de São Joaquim. No Rio Grande do Sul, junto à fronteira com o Uruguai, mas principalmente na região dos vinhedos na serra Gaúcha. Ali, temos o maior parque produtor de vinhos nacionais.

         Com a vinda dos colonos Italianos, vieram também muitas variedades de uvas que encontraram, no clima frio da serra e na boa qualidade da terra, o lugar ideal para se reproduzirem. A tenacidade italiana cultivou nessas terras os imensos parreirais e, na sequência, iniciaram um dos maiores e melhores parques vinícolas do Brasil.

         As principais cidades vinícolas são Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi e Flores da Cunha, mas além destas, temos um vasto parque vinícola espalhado por diversas cidades da região.

         Ao fazer-se um passeio pela rota do vinho, nos deparamos com belas paisagens e saborosas uvas e vinhos que, além das produções industriais, também é encontrado na forma artesanal nos porões das residências. Ao entrarmos nestes porões vemos, além de salames italianos pendurados para secar, queijos saborosos e copas, também as pipas contendo os vinhos artesanais produzidos pela família para o consumo próprio e, inclusive, para venda. Sem dúvida é um passeio para satisfazer a gula de qualquer um.