Sabendo a diferença entre as gorduras boas e ruins e aonde encontrar essas gorduras boas para o nosso organismo, devemos destacar os benefícios que esse tipo de gordura pode trazer para nossa saúde de uma maneira geral.

Esses lipídios (gorduras) participam da manutenção e são muito importantes para o bom funcionamento de nossas células, coração e cérebro.

Além de fornecerem energia, também ajudam na absorção das vitaminas, reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuem os riscos de problemas cardíacos e cerebrais.

Mas afinal de contas, as Gorduras boas ajudam a emagrecer?
 Sem sombra de dúvidas, e vou listar aqui o porquê dessa afirmação.

Acelera o metabolismo: Se você ingerir diariamente doses regulares de gorduras boas, você acaba programando o seu organismo a queimar gordura e transformá-la em energia ao invés de usá-la para ser acumulada.

E essa queima de gordura faz com que seu metabolismo trabalhe de modo mais rápido e intenso, provocando uma maior queima de gordura corporal.

Reduz a fome: Como esse tipo de gordura é uma fonte rica de ácidos graxos essenciais (ômega-3 e ômega-6), esses graxos essenciais te deixam mais saciado após suas refeições, e dessa maneira acaba colaborando para que você não faça nenhuma escapadinha em sua dieta e coma sempre nos horários corretos.

Retarda o processo de digestão: Se trata de uma das várias funções exercidas pelas gorduras boas.

Esse retardamento é algo benéfico, pois isso faz com que o corpo não tenha um pico de insulina(consumo exagerado de açúcar), o que provoca um maior gasto de energia, fato fundamental para a perda de gordura corporal.

Agora que sabemos que a gordura não se trata apenas de algo que faz mal para a saúde, e que ela é dividida entre gordura boa e ruim, sabemos que devemos evitar as gorduras ruins a todo custo, pois se trata de algo que prejudica a nossa saúde de uma maneira geral a curto, médio e longo prazo.

Sabemos também o que são as gorduras boas e ruins e em quais alimentos nós as encontramos.

Vimos a real importância das gorduras boas para o nosso organismo e comprovamos com embasamento científico que as gorduras boas de fato ajudam no processo de emagrecimento, e o melhor, tudo de maneira saudável e 100% natural. Artigo escrito pelo músico e nutricionista Fabrício Novaes.