Qual A Importância De Obter A Regularização Completa Da Documentação De Um Imóvel Na Hora Da Compra E Venda?

Por Maria Helena Nunciatelli | 17/03/2008 | Arte

Com o setor da construção civil aquecido em nossa cidade, observamos vários empreendimentos imobiliários e oportunidades para quem quer realizar o sonho da casa própria. No entanto, mesmo com tantos imóveis a venda e vários outros em fase de construção precisamos ter cautela na hora da compra no quesito documentação.

Hoje devido às facilidades de se obter uma carta de crédito junto a um financiamento somado às taxas de juros atraentes oferecidas pelo mercado, muita gente vem antecipando a compra do imóvel tão sonhado para fugir definitivamente do aluguel.

A venda de um imóvel através de carta de crédito é uma realidade crescente, visto que a grande maioria dos negócios fechados atualmente é por intermédio de algum tipo de financiamento. Contudo, são necessários certos cuidados na hora da escolha, visto que a carta de crédito tem validade e se o comprador optar por um imóvel que não tenha a documentação completa aprovada poderá até mesmo perder o prazo e adiar o sonho da moradia por muito mais anos.

Para que um imóvel construído possa estar apto para um financiamento na hora da venda, é necessário que ele possua Planta Aprovada, Habite-se, CND (INSS quitado) e Averbação em Cartório. Sem dizer é claro que toda a documentação aprovada deva estar rigorosamente de acordo com a construção edificada, caso contrário o financiamento será rejeitado na hora da transação.

Outro detalhe importante é o prazo necessário para a aprovação de toda a documentação, pois aprovar tudo de uma só vez demanda tempo o que acaba excedendo o limite de validade da carta de crédito.

Por estes motivos é fundamental a orientação técnica de profissionais responsáveis e capacitados na área de engenharia e documentação para providenciar a aprovação de tais documentos tão importantes antes da venda.

E aqui vai mais uma dica, providencie e exija a regularização do seu imóvel, pois mesmo que os custos das taxas e impostos a primeira vista pareçam altos, você só tem a ganhar porque com a documentação completa aprovada o seu bem se valorizará automaticamente no mercado. É só conferir...