TCC, artigo ou monografia?

Para muitos alunos, os termos monografia, TCC e artigo, além de soarem estranhos, geram inúmeras incertezas quando se faz necessário a defesa de um determinado tema ou assunto em específico.

Seja na escola, na universidade ou mesmo para um trabalho profissional, é de crucial importância saber diferenciá-los. E, para te auxiliar nesse entendimento, reunimos algumas informações detalhadas acerca desta questão.

Antes, iremos contextualizar o que cada um deles significa e, ao final, apresentamos as principais diferenças entre monografia, TCC e artigo.

Vamos lá? 

Monografia

A monografia é um trabalho científico que aborda uma temática bem específica se aproximando bastante de um TCC. Ele nada mais é que um documento desenvolvido para detalhar os resultados obtidos acerca de uma determinada pesquisa.

Ou seja, um modelo baseado em apenas um único tema, podendo variar ainda para o recorte de uma realidade global ou para a delimitação de um campo.

No geral, é um projeto escrito por apenas uma pessoa, implicando a apresentação de um trabalho claro e coeso. Isto é, a monografia deve ser elaborada em uma estrutura lógica e objetiva sobre os resultados alcançados com a pesquisa. 

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Antes de entender as diferenças entre monografia, TCC e artigo, vamos entender brevemente o que é, de fato, um Trabalho de Conclusão de Curso.

Da sigla TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso é destinado aos estudantes universitários.

Bastante conhecido na área acadêmica, o TCC é aplicado ao final dos cursos de graduação e pós-graduação, onde o estudante deve apresentar um trabalho final do curso que seja capaz de provar os conhecimentos adquiridos durante o seu tempo de estudo.

Diferente dos outros modelos, neste formato os alunos podem optar por um artigo científico, um relatório de estágio, uma tese para cursos de pós-graduação de doutorado, uma monografia ou uma dissertação, voltado para cursos de pós-graduação de mestrado.

Sobretudo, a definição do formato é estipulada pelo próprio curso ou pela instituição vigente. 

Artigo

Ou artigo científico, ele pode ser categorizado como um modelo monográfico, tendo como características fundamentais basear-se em uma linguagem sintética e objetiva.

É, basicamente, um artigo destinado a publicações de instituições, órgãos e revistas especializadas neste tipo de assunto, tais como os periódicos Science e Nature.

Além disso, um artigo também pode ser tanto desenvolvido através de uma pesquisa independente, como também sendo resultado de um desenvolvimento acadêmico, sem haver nenhum tipo de interação com organizações da área.

Finalmente, ao optar por um artigo, antes de tudo, é preciso entender qual o modelo de formatação aplicável ao meio em qual será divulgado. 

Afinal, qual a diferença entre monografia, TCC e artigo científico?

Entender as diferenças entre monografia, TCC e artigo científico é primordial para entender um pouco mais sobre cada um destes formatos.

Por exemplo, a depender do curso, monografias e artigos podem ser formatados em cima da estrutura na qual o TCC pode ser apresentado.

Quanto às diferenças entre monografia e artigos, elas também tornam-se bastante notórias. Primeiro, a monografia é um modelo científico mais detalhado e extenso, por outro lado, o artigo é um trabalho mais sintético e sucinto.

Tanto a monografia, quanto o artigo, devem seguir estruturas bem distintas.

Por vezes, artigos podem ser até mais complexos do que uma monografia, uma vez que adota as conclusões da monografia em um artigo até que se alcance o resultado esperado, a capacidade da escrita, a síntese e a objetividade. 

Conclusão

Como visto, existem inúmeras diferenças entre monografia, TCC e artigo científico. Por isso, dúvidas podem surgir. E se este for o caso, entre em contato conosco para que possamos te auxiliar.

Atuamos há mais de 7 anos no meio acadêmico, oferecendo soluções para o desenvolvimento de trabalhos dos mais diversos segmentos. Entre eles, elaboração de artigo, TCC, monografia, dissertação e muitos outros.

Portanto, não perca mais tempo! Solicite um orçamento agora mesmo.