A computação em nuvem tem se mostrado um tremendo benefício para as empresas, especialmente as pequenas empresas.

Com os serviços em nuvem, as pequenas empresas colhem os benefícios de não ter que implantar uma infraestrutura física, como servidores de arquivos e e-mail, sistemas de armazenamento ou software mais robustos e caros. Além disso, a partir de qualquer lugar e em qualquer hora a disponibilidade destas soluções em nuvem, significa uma colaboração sem problemas – entre os parceiros de negócios e funcionários que usam o sistema.

Serviços em nuvem também proporcionam aos empresários, acesso a equipamentos de alta tecnologia, sem a necessidade de ter um consultor de TI ou profissional de tecnologia na folha de pagamento.

Cloud Computing

Muitos se queixam de que o conceito de computação em nuvem é apenas um termo de marketing, para definir e centralizar mais um recurso da computação. No entanto, o modelo de computação em nuvem de hoje, difere bastante, daqueles sistemas ultrapassados e obsoletos que tanto atrapalhavam o desenvolvimento de um negócio.

Em primeiro lugar, a enorme quantidade de recursos disponíveis torna a computação em nuvem de hoje incomparável a qualquer outro sistema existente.

Você algum dia imaginou ter um sistema mais completo, robusto, unificado e que pode ser gerenciado de forma otimizado e intuitiva, sem receio da quantidade de dados que serão precisos ser ocupados pelo sistema?

Os recursos da nuvem são escaláveis ​​e flexíveis, alguns como a Amazon, Rackspace e outros provedores, podem ser citados como exemplo de cloud computing.

A eficiência de entrega de recursos de computação em nuvem também é creditada ao trabalho em rede, por ser mais rápida e oferecer maior conectividade com a Internet – a um preço relativamente baixo. Trazendo assim um excelente custo-benefício.

Em segundo lugar, a computação em nuvem é um seguro amplo em muitas subdivisões das próprias necessidades empresariais. Já que todas as informações inseridas jamais serão perdidas, trazendo assim, grandes vantagens de backup online.

A computação em nuvem pode incluir Software Service, onde uma aplicação ou serviço específico é oferecido a um cliente como uma assinatura. Dropbox, Salesforce.com e QuickBooks são todos exemplos de SaaS.

Plataformas assim permitem que as empresas possam criar e implantar aplicativos personalizados, bancos de dados e serviços de linha de negócios integrados em uma única plataforma. Exemplos disso vem por meio de sistemas que incluem o Windows Azure e Google App Engine.

Com um serviço de infraestrutura (IaaS), as empresas podem adquirir outros provedores como recursos virtuais. Os componentes incluem servidores, memória, firewalls e muito mais.

As soluções que o cloud computing traz para você podem ser resumidas em poucas descrições, como:

  • Modernidade.
  • Tecnologia.
  • Rapidez nos processamentos.
  • Segurança.
  • Inovação.
  • Tendência do mercado.
  • Economia em sistemas.
  • Unificação de dados e softwares.
  • E excelência!

Portanto, são tantos motivos para que sua empresa possua um cloud computing que seria até difícil se contentar com qualquer outra coisa, que fosse contrária a isso!

Gostou das dicas? Então comente, você usa o cloud computing