Quais são as principais doenças relacionadas ao estresse

O estresse não é uma reação tão ruim para o nosso corpo, já que ele nos ajuda a liberar hormônios como adrenalina e cortisol, que são ótimos para os momentos em que estamos sendo desafiados ou precisamos de mais foco em algo realmente importante. Mas quando a pessoa tem picos de estresse constantemente, isso talvez não seja uma boa coisa.

Ao mesmo tempo que o estresse pode ser benéfico, ele também pode trazer sérios problemas para a nossa saúde caso se torne frequente. Por isso é muito importante estar sempre em busca de maneiras para aliviá-lo durante o dia e até mesmo visitar o médico periodicamente.

Agora vamos falar um pouquinho sobre o que o estresse pode fazer com o seu organismo e corpo, se ele estiver sempre presente no seu dia a dia.

Problemas para dormir

Esse talvez seja um dos clichês de quem anda meio estressadinho. O sono é a nossa maior fonte de energia, pois após um longo dia de trabalho e tarefas cumpridas o nosso corpo precisa relaxar por completo.

Se você costuma dormir muito tarde, com certeza já percebeu que o seu corpo acorda mais cansado, aquele mau humor matinal parece não ter fim e no meio do dia você está com muito sono, preguiça e com o pensamento na sua cama quentinha e confortável.

Se você juntar as noites mal dormidas com o estresse, é bem capaz que você fiquei rolando na cama de um lado para o outro, porque mesmo com o cansaço, a sua mente não conseguirá se desligar das preocupações.

Então uma boa forma para evitar esse tipo de situação é manter um contato mínimo com redes sociais e televisão antes de dormir e claro, evitar dormir tarde. Quanto mais tempo de sono e descanso você tiver, melhor você irá acordar. Além disso, as redes sociais e a televisão são grandes fatores para ajudar a aumentar o nosso estresse, então tente evitá-los durante à noite.

Alimentação incorreta

Além de uma boa noite de sono, outra ótima fonte de energia é a alimentação. Mas quando estamos estressados, duas situações podem acontecer: comer excessivamente ou não conseguir comer.

As pessoas que sofrem de estresse se dividem nesses dois grupos e as consequências podem ser ainda mais agravantes para o nosso organismo se você optar por comer as famosas “besteiras” como lanches gordurosos, salgadinhos e derivados.

A melhor forma de te ajudar a diminuir o estresse é comendo uma boa refeição, com nutrientes poderosos para nos ajudar a ter mais energia. Então sempre que quiser comer aquela besteirinha no almoço ou beliscar alguma coisinha durante toda a tarde, opte por uma refeição completa, sem esquecer de se hidratar bastante!

Uma ótima forma de ter uma alimentação ainda melhor é alinhar isso junto com um nutricionista, que é o especialista que poderá alinhar uma dieta balanceada de acordo com seu peso, idade e altura, por exemplo.

Depressão

A depressão é um dos problemas de saúde mais perigosos que uma pessoa pode ter. O estresse está ligado diretamente a ela, pois quando estamos muito estressados ou passamos por situações de estresse diariamente, a nossa mente também começa a ficar cansada, junto com o nosso corpo.

Sendo assim, o estresse acaba causando uma mudança muito drástica dos hormônios, acarretando na depressão.

Então para evitar esse tipo de situação é importante tentar policiar os pensamentos negativos no dia a dia, ter contato com vitamina D através do sol (15 minutos todos os dias) ou até mesmo vitaminas prescritas por um médico especialista, e claro, conversar com um terapeuta.

A terapia é uma das formas mais legais e dinâmicas de diminuir o estresse e ajudar a controlar a depressão. Por se tratar de uma sessão com um especialista, ele te ajudará a ver toda a sua situação por uma perspectiva mais clara e racional, coisa que você não irá conseguir sozinho ou com alguém próximo à você. Sem falar que um psicólogo poderá te passar um tratamento adequado de acordo com a sua situação.

Preserve a sua saúde física e mental

A nossa saúde não se limita apenas à parte mental, então é muito importante se atentar também para a saúde física. Por isso é muito bom realizar exercícios ou até mesmo fazer um passeio ao ar livre. Dessa forma você consegue eliminar e/ou controlar o estresse, deixando a mente e o corpo mais descansados depois de uma carga grande de estresse.

Complementar o tratamento com a ajuda de um terapeuta também é uma ótima forma para controlar o estresse evitar problemas como transtornos alimentares, depressão e ansiedade. Alinhar isso à um plano de saúde de excelência é uma ótima forma para diminuir a preocupação, já que você poderá encontrar médicos apropriados e sempre prontos a te ajudar.