Os animes, assim como os filmes e jogos possuem "Gêneroa", ou seja, existe um público especifico para cada tipo de anime, e os principais são:

Shounen - significa menino, são animes voltados para os mais jovens (geralmente adolescentes de 13 a 17 anos), aqui o universo masculino é abordado, ou seja do ponto de vista dos meninos (geralmente o heroi é um menino)

Shojo - significa menina, são animes voltados para as meninas mais jovens (geralmente adolescentes de 13 a 17 anos), aqui é o universo feminino a ser abordado, ou seja do ponto de vista das meninas (geralmente a heroina é uma menina).

Seinen - significa adulto, são animes voltados para um publico entre 18 e 40 anos, geralmente para homens - nesse tipo de anime temas complexos são abordados, bem como podemos ver conteúdo erótico e cenas de violência.

Josei - significa mulher, são animes voltados para mulheres entre 18 e 40 anos - nesse tipo de anime é comum vermos um amadurecimento do shojo, mostrando questões do cotidiano feminino.

Kodomo - significa criaça, são animes feitas para crianças de 4 a 10 anos, em geral são feitos para educar e passar valores, são como os desenhos que passam na TV Cultura.

Essses gêneros são os principais para classificação, porém podem ser subdivididos em outros dependendo da proposta do anime, outros gêneros que podemos destacar são:

Mecha - animes que possuem robôs gigantes, megazords ou mechas - são animes que se passam em um futuro, com muitos elementos de ficção científica.

Eichi - animes que apresentam um enredo muito elaborado para maiores de 18 anos, o foco nesse tipo de anime além do enredo é dar fã-service, ou seja mostrar calcinha, situações eróticas, roupas rasgadas. É importante ressaltar que esse tipo de anime não é pornô, apenas possui elementos eróticos.

Hentai - animes para maiores de 18 que tem cenas explícitas ou censuradas, geralmente o erotismo chega ao nivel do pornô, já que mostra muito explícitamente os finalmentes.

Gore: animes para maiores de 18 que tem muitas cenas de violência explícita e muito sangue jorrando na tela.

Terror: Animes que tem uma temática de terror, ou seja são feitos para assustar, existem diversos animes desse gênero, alguns com uma classificação 14 anos até os que são feitos só para maiores de 18.

Harém: animes em que existe apenas um protagonista masculino no meio de várias mulheres, em geral existem animes de harém para todas as faixas de idade. Existe também o inverso uma mulher no meio de vários homens. Esse tipo de anime esta mais associado a comédia.

Slice of life - animes que contam histórias do cotidiano dos personagens, em geral tentam retratar o mundo real, mostrando o drama, os romances e a vida das pessoas. São histórias para trazer reflexões de vida.

Vida Escolar - Animes que focam na vida escolar, retratando como é a rotina de uma escola. O detalhe desse tipo de anime é que as vezes outros elementos se misturam, por exemplo, o protagonista vai para uma escola de magia, escola militar, internato, etc. O foco vai ser mostrar a evolução dos personagens na escola independente da temática, em geral é um ótimo gênero.

Fora esses gêneros exclusivos dos animes, ainda temos gêneros comuns de outras midias como: ação, aventura, comédia, comédia romântica, drama, fantasia, romance, etc. O importante é você escolher o gênero que mais gosta e curtir um bom anime.

Espero que tenham gostado.