Qualquer instrumento de medição, cujo seu resultado tenha influência direta como em um resultado final ou tomada de decisão, deve estar devidamente calibrado.

A calibração de um instrumento de precisão precisar ser feita com certa periodicidade, que pode variar de equipamento para equipamento, onde alguns fatores serão levados em conta, como a intensidade do uso por exemplo.

A calibração rastreada utiliza padrões de medidas que servem de parâmetros de comparação para todos os instrumentos de medição. Um termômetro que mede a temperatura dever ser calibrado, para obter um resultado confiável, se este termômetro não fosse calibrado seguindo os padrões pré-estabelecidos certamente não teríamos condições de obter um resultado preciso. A falta desta calibração ainda poderia nos levar interpretações erradas, assim como também um aparelho de pressão não calibrado adequadamente, um erro em seu resultado poderia causar um grande dano à saúde de uma pessoa. Estes apenas foram exemplos de instrumentos utilizados em diagnósticos médicos, mas representa muito bem a importância de realizar este procedimento em instrumentos de medição em que precisamos obter resultados mais precisos.

Outros instrumentos que devem calibrados a fim de apresentar um resultado confiável são os equipamentos medidores de bens, como água, luz. É de suma importância que estes relógios medidores informem resultados precisos, quaisquer erros podem causar danos materiais tanto para consumidores, quanto para as empresas fornecedoras destes serviços. Estas mesmas explicações servem para instrumentos que são utilizados em processos industriais, todos precisam estar calibrados de acordo com os padrões rastreáveis, influenciam diretamente no resultado final de um processo industrial, por exemplo.

Entendendo melhor o funcionamento do processo de calibração fica ainda mais evidente a sua importância.

Para estes e outros instrumentos apresentarem medidas confiáveis, os mesmos devem ser calibrados por laboratórios credenciados a Rede Brasileira de Calibração. Somente a calibração RBC, poderá apresentar um resultado válido dentro dos padrões exigidos.

Este fator deve ser avaliado sempre, e em primeiro lugar, quando decidir fazer a calibração de um instrumento de precisão. Outra questão que não poderá ser confundida, é que a calibração não fará ajustes, apenas realizará a comparação baseadas nos padrões definidos pelo órgão regulamentador e emitirá a sua conformidade ou não. Caso não esteja conforme, o instrumento deverá passar por manutenção antes de passar novamente por uma calibração, e assim poder apresentar resultados precisos dentro do esperado. Em resumo, todo e qualquer aparelho de medição em que o seu resultado deverá ser preciso, caso o contrário poderá causar algum tipo de dano, deverá passar por calibração regularmente.