"Saara marroquino, a Frente Polisário na América Latina, caso Brasileiro" é o intítulado da obra em Português do pesquisador universitário marroquino, Lahcen El Moutaqi.

 Publicado pelas Edições "Moshahir mídia", este livro de 132 páginas é composto por seis capítulos. Os quatro primeiros apresentam uma visão geral sobre o processo da descolonização no Marrocos, as etapas históricas da recuperação pelo Reino de suas províncias do sul e os meios legais para restabelecer a sua soberania sobre seu território ainda sob ocupação espanhola, conforme se lê  no prefácio do livro.

 Quanto aos quinto e sexto capítulos, eles apontam os meios  para frustrar as manobras plotadas de separatistas contra a integridade territorial do Reino.

 O livro tratou também dos aspectos políticos da "diplomacia acadêmica", em relação notadamente da proposta marroquina de autonomia  destinada às províncias do sul.

 Em uma declaração à Agencia marroquinas de Imprensa “MAP”, o autor indicou que a obra  "analisa os diferentes aspectos da questão do Saara marroquino, destacando o plano de autonomia proposto por Marrocos para acabar defintivamente com este conflito artificial."

 Este projeto marroquino, inspirado de algumas experiências estrangeiras, constitui uma plataforma credível para encontrar uma solução política a este conflito artificial, montado com toda peça por Argélia, prosseguiu  o autor do livro Sr. El Moutaqi, laureado da Universidade de São Paulo - Brasil.

 No Brasil, poucos estudos abordam a questão do Saara marroquino de forma aprofundada e objectiva, a maioria dos trabalhos se limitam às informações gerais e as análises superficiais e pouco rigoroso, até parcial, deplorou o autor.

 "Por esta razão, explicou ele, que este livro procura informar a opinião pública da América Latina, incluive do Brasil, sobre o projeto marroquino que visa uma solução política desta disputa territorial, bem como contribuir com dados objetivos para os pesquisadores e  os estudantes brasileiros interessados na questão do Saara marroquino ".

 Na opinião do autor, é "importante de dar uma visão  histórica sobre este conflito artificial, bem como sobre o plano de autonomia proposto para o Saara  pelo reino e as ações políticas pretendidas a este respeito depois de quatro décadas do impasse".

 Sr. El Moutaqi, autor de vários artigos sobre a questão do Saara publicadas na imprensa brasileira, o livro faz também uma análise profunda da situação de segurança na região do Magrebe, notadamente com o aumento das ameaças terroristas por toda região do Magrebe.

 O livro tem como objetivo expor a falsa propaganda veiculada pela mídia, pelos separatistas, ativistas e partidários neste país sul-americano, recordando as conclusões condenatórias dos relatórios do Escritório da Prevenção de Fraude da União Europeia (OLAF), explicando o envolvimento em grande escala da Polisário, com a cumplicidade do regime argelino, no desvio da ajuda humanitária destinada ao povo saraniano detido nos campos de Tindouf.

 Lahcen EL MOUTAQI