RESUMO:Partindo do pressuposto de que a pratica do professor em sala de aula se dá por ideias, concepções e teorias que o norteiam, as teorias da aprendizagem dão bases às práticas pedagógicas dos professores. Assim, o objetivo desse artigo reflete o uso das teorias da aprendizagem na pratica docente com problemática: Os professores do Ensino Fundamental I, licenciados em Pedagogia utilizam os preceitos da Psicologia na sua atividade docente? E para responder a essa pergunta, será utilizada uma pesquisa baseada na observação de cunho qualitativo inspirado no Estudo de Caso, fundamentado nos teóricos Lefrançois (2012), Goulart (1978), Mizukami (2011).

Palavras-Chaves: Psicologia da Educação. Teorias da Aprendizagem. Formação e Prática Docente

Introdução

A proposta do artigo tem como finalidade discutir como os professores hoje se utilizam dos conhecimentos de Psicologia da Educação em sala de aula analisando sua utilização na pratica docente, se constitui num recorte construído na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica IV, no curso de Pedagogia da UNEB. Tendo como objetivo refletir sobre as teorias da aprendizagem na relação ensino-aprendizagem.

Atualmente, a complexidade da sociedade e da escola requer que os professores em sua práxis estejam preparados para os fenômenos existentes nela, e em especial em sala de aula.

É relevante questionar quão desafiador o cenário escolar gera impacto direta ou indiretamente na ação do professor e na aprendizagem do aluno. No domínio do ambiente escolar, se faz necessário promover meios de reformular e melhorar as concepções docentes.

É muito comum ver nas escolas a preocupação por parte dos professores ao deparar-se com alunos que tenham dificuldades de aprendizagem por não conseguirem fazer com que esses alunos obtenham avanços significativos, pois não sabem como lidar com tal situação ou como ter uma metodologia adequada para esses alunos, ou até mesmo saber reconhecer que algum aluno tenha algum tipo de dificuldade ou identificar os fenômenos no ambiente escolar. O Professor se depara com situações tão imprevisíveis que se faz necessário que ele esteja preparado, que é através da formação que essa preparação se efetiva. E aí agente se pergunta, onde está a universidade que não nos prepara para isso? Nós temos que trazer as situações teóricas, mas, temos que nos preparar mais para as situações reais, as vivências da realidade.

Essa questão conduz para uma grande discussão que aplicam o conhecimento e fundamentos da área da aprendizagem de forma que coopere para um entendimento mais particular às necessidades dos professores, considerando a complexidade dos fenômenos educacionais. Em que as concepções do procedimento, analisar os significados que envolvem ensino-aprendizagem, qual a visão ou compreensão se tem do ensino e do ensinar, do desempenho e das competências dos professores, da incumbência ou da razão do professor e das dificuldades nas atividades docentes.

A formação de professores precisa estar respaldada no conhecimento e na consistência da crítica. Além desses instrumentos teóricos, é fundamental, ainda, que os recursos favoreçam aos professores utilizá-las no trabalho pedagógico efetivo, e seja capaz de entender o porquê e como utilizar as concepções psicológicas em sua atividade docente, exercendo assim, de forma significativa e para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional e, principalmente, em sala de aula. Dessa forma, se faz necessária à contínua formação do professor para o exercício da pratica pedagógica e, principalmente, para a transformação dela.

A discussão sobre formação de professores é um dos focos centrais para que as concepções de aprendizagem possam de fato ser um forte aliado na atividade docente. E foi nesse sentido que me despertou o interesse de estudar sobre essa temática, a partir de observações da minha formação e minha análise, enquanto estudante de um curso de formação, ao trabalhar numa escola do Ensino Fundamental I, em que fico analiso posturas dos referidos professores que auxilio em sala de aula, sua metodologia e sua postura quanto os conhecimentos e utilização das concepções psicológicas dadas em sua formação. Essa situação e experiência me fez pensar se os professores hoje sabem utilizar de forma adequada de tais conhecimentos e, se utilizam, de que forma estão utilizando.

A Utilização Das Teorias da Aprendizagem na Prática Docente: a Formação como estão sendo entendidas?

Quando se fala em teorias, logo se pensa em irreal, ou seja, algo que não se executa na prática e, na maioria das vezes é entendida e vista como algo superficial e desnecessário. Mas, é preciso rever tais conceitos equivocados de que e superar essa dicotomia entre teoria e prática que se vem criando ao longo do tempo. Pereira (1982) define teoria como o elo que liga pensamento e realidade, ou seja, o real ao racional e o racional ao real e atribui o caráter de concreticidade tanto a um como a outro.

Ao longo da construção do conhecimento a teoria sempre esteve presente, em que cada teoria correspondia a sua área de estudo desejada aquilo que se pretendia alcançar em determinado meio. Cada estudioso se utilizou de teorias seguida da prática para identificar fenômenos correspondentes ao seu momento histórico. E na educação pode ser diferente. Faz-se necessário entender as teorias da aprendizagem dentro da educação.

Não se pode penas na teoria em sala de aula como algo abstrato aliado na separação entre teoria e prática que, infelizmente costuma ser considerada de forma quase universal. Desse modo, notam-se nas salas de aula vários sujeitos, um arco-íris de personalidade e de aspectos psicossociais, comportamentais e aprendizado que requer um bom conhecimento de teorias da aprendizagem que se efetive na prática.

Desde o nascimento a criança desenvolve sua personalidade, ou seja, seu conjunto de característica que compõem o paradigma comportamental de hábitos e atitudes, emocional e cognitivo, levando em conta especialmente: a herança (o aspecto genético, é a parte mais sólida que não sofre modificações), ambiente (nos deparamos com os aspectos das sensações ou dos sentidos, emocionais, leva em conta o contexto que vive, educacional, social e cultural), crença, valores, socialização entre outros aspectos vinculados a essas características que a escola precisa analisar, pois, a escola é o reflexo da sociedade e precisa alicerçar de forma correta ensino e aprendizagem. Lefrançois (2012) diz que as teorias da aprendizagem são tentativas de sistematizar e organizar o que é conhecido sobre a aprendizagem humana, São úteis para explicar, prever e controlar o comportamento e podem gerar novas informações.

O comportamento da criança abrange uma demanda muito grande, o temperamento associado ao ambiente em que ela cresce, à escola, os alunos, dificuldades escolares, indisciplina e tantas outas situações que se surge e se instauram nas salas de aula, tornando difícil o ensino e a aprendizagem. [...]