PSICANÁLISE E AS CORRENTES DISSIDENTES A FREUDIANAS E PSICANÁLISE PÓS MODERNISMO
Tadeu de Aguiar; Aspirante a Psicanalista;Graduando em Psicologia pela UNESA
 Psicanálise Clínica

 

 

 

 


TADEU DE AGUIAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


NITERÓI – RJ
 2020

 

 

TADEU DE AGUIAR


Artigo de pesquisa e opinião,
sobre as diferentes correntes
Psicanáliticas. Trazendo uma idéia de
uma Psicanálise pós modernismo.
Autor: Tadeu de Aguiar,
estudante de Psicologia e práticante da psicanálise.

 

 

 

 

 

 

 

 


NITERÓI – RJ
2020

 

 


AS SETE CORRENTES PSICANALÍTICAS 

Resumo
Esse trabalho de pesquisa, tem o intuito, de apresentar a Psicanálise desde do ínicio original com Freud o fundador da prática, as novas correntes psicanalíticas pós freudianas e expor algumas diferenças entre a teoria proposta por Freud e as dissidentes teorias nos tempos modernos, pós freuddianas.. E através desta presente pesquisa, venho propor uma idéia de uma psicanálise pós modernismo.
Palavras-chave: Freud, psicanalise, modernismo e pós modernismo.


Introdução
Neste presente artigo de opinião,venho em uma profunda pesquisa das teorias pós freudianas, em um próposito de repetir, recordar e elaborar decidir recordar, ivestigar, críticar e elaborar uma psicanálise para todos. Neste artigo irei abordar resumidamente a estrutura proposta por Freud, sendo a origem da psicanálise, irei de uma forma sucinta falar cobre as correntes teoricas pós freudiana. Como um artigo de opinião irei aprofundar me de uma forma mais precisa nos teoricos, em que acredito que nos tempo de hoje, nós como praticantes da psicanalise, preciamos fazer uma releitura de tais teorias. E com a proposta desse artigo, irei me autorizar a uma releitura das teorias freudiana e com uma recordação, repetiçãoo e elaboração, das teorias de Wilfred Bion, Donald Woods Winnicott e Heinz Kohunt e um olhar mais objetivo de alguns pensamentos dos teoricos: Lacan e Melanie.
Com uma pesperctiva de formar um movimento psicanálitico no Brasil, onde todas as teorias, por mais que se difere estejam um pouco de cada, em uma só psicanálise em uma só abordagem. Com a ideía e essa estruturação, avançar para uma psicanálise que saia, de um setting, fechado para um setting mais acessivel e mais próxima do individuo em toda sua subjetividade.


AS SETE CORRENTES PSICANALÍTICAS 
 PSICANÁLISE E AS CORRENTES DISSIDENTES A FREUDIANAS E PSICANÁLISE PÓS MODERNISMO

Sigmund Freud e sua psicanálise
Freud começou a técnica de hipnose para tratamento da histeria, não tendo muito sucesso, Freud cria o método que é genuíno da psicanálise, associação livre.
Associação livre é uma técnica sugestiva e até hoje e utilizada na clínica psicanalítica. O método conhecido também como associação livre de ideias, é uma verbalização livre, ao qual o analisando fala indiscriminadamente tudo que vier a sua mente, sem filtros, censuras e relevâncias de sentidos.
Essa técnica Freud aplicou nele mesmo e depois foi aprimorando. Associação livre facilitou a constatação das manifestações, representações e resistências em seus pacientes.
Freud concluiu que barreiras contra o recordar =, e associar eram provindas de forças inconscientes, e que funcionava como verdadeiras resistências involuntárias.
Alguns alicerces da psicanálise freudiana:
Escuta fluente do analista, e a escuta que o analista, se permite em uma escuta atenta, porém não focada a um ou
outro aspecto específico da fala do sujeito, mas em conteúdos fragmentados da fala do paciente.
Associação livre é a técnica importante para a realização da análise clínica.
A importância dos sonhos como uma manifestação do inconsciente, Freud acreditava que os sonhos são manifestações inconsciente da mente.
A sexualidade infantil estrutura em torno da cena primaria e complexo de Édipo. As fases psicossexuais, fases essas denominada por Freud de; fase oral, fase anal, fase fálica, latente e edípica.
Fenômeno da resistência e, das repressões e mecanismos de defesa. Transferência e contratransferência, são conceitos centrais na compreensão da relação terapêutica nas diversas vertentes da psicanálise. A prresença constante de dualidades no psiquismo, tais como: os dois tipos de pulsões, de vida e de morte, conflito psiquico resultante das forças contrarias, entre outras. Na estrutura clínica, neurose o neurótico sofre de reminiscências e a cura atráves em rememorar-las, que segundo a Freud, esse tipo de paciente é o mais analisavel. Tornar consciente o que é inconsciente é um dos objetivos centrais da psicanálise freudiana. A teoria
freudiana é baseada em todos os estudos e descobertas que então Freud realizou em vida.


Escola das relações objetais
Essas escolas abriram correntes de um pensamento psicanalítico diversas daquela preconizada por Freud. Essas correntes, embora estruturadas a parti de fundamentos de origem freudiana, incorporam novas visões e interpretações que ampliam de forma significativa o saber psicanalítico nos tempos modernos.
A Escola dos teóricos relação objetais, tem Melanie Klein como uma das maiores representantes.
Melanie Klein, criou uma técnica própria da psicanálise com crianças e introduziu o entendimento simbólico contido nos brinquedos e jogos. Melanie Klein, foi a pioneira na ludoterapia e tinha como foco análise em criança.
Melanie Klein, descreve a existência de um ego rudimentar e inato, ideia que corresponde a existência do psiquismo já no recém-nascido, o ego do bebê já estaria interagindo com a mãe.
Em algumas dissidências como definição que a pulsão de morte também seria inata e presente desde o início da vida, sobre a forma de ataques invejosos e sádicos destrutivos contra o seio da mãe. Postulou que como
insistência de uma dissociação entre objeto com e objeto mau e idealizados e delírios.
Concebeu a noção de posição que é conceitualmente de “ fase evolutiva” e descrever as posições esquizoparanóides e a depressiva, que representam uma enorme importância para a teoria e prática psicanalítica. Conservou as concepções relativas ao “ complexo de Édipo e ao superego, porém as situou em etapas bastantes primitivas do desenvolvimento da criança.


Psicologia do Ego
Margarete Margal enfatizou a importância e o papel do meio ambiente para o desenvolvimento da criança. Estava da dualidade de mãe bebê e documentou cuidadosamente o impacto das primícias separadas da criança com relação a mãe.
Sua tese principal, parte de algumas hipóteses de Freud, Bleuler e Kamer. A documentação da sua pesquisa sobre separação individuação foi sua contribuição mais significativa. E repousa na teoria freudiana das pulsões e dos estágios de desenvolvimento libidinal.
Na teoria de Mehler, o desenvolvimento da criança ocorre por fases, como fases autística, nas primeiras semanas e fase simbiótica, que dura até os cinco meses e a fase de separação individuação marcada como o fim da fase anterior.

Psicologia do Self.
Psiquiatra e psicanalista, Hunz Kohut é o criador da Escola psicanalítica da psicologia do self.
Em sua obra “ Introspecções Empatia e Psicanálise” destacou como importante para o método psicanalítico o conceito de empatia.
Foi muito importante para a clínica psicanalítica a Psicologia do Self introduzindo o conceito de empatia. Kohunt defendeu, que só pode ser aprendido em seus aspectos subjetivos atráves da introspcções em empatica. Sua postulação instituiu com o metódo de captação de dados e oberservação da experiência clínica o método introspectivos empatico, base de todas suas pesquisas posteriores.
Heinz Kohut,substituiu o ego da teoria freudiana e conceituou como self.
Assim como Melanie Klein, Kohut defende que a relação do bebê e da figuramaterna é a chave do desenvolvimento futuro do individuo.
E a partir dessa relação que self evolui de uma imagem vaga e indiferenciada para uma identidade individual, clara e precisa.
O self é ocentro do universo psicologico do individuo. Ele unificou e da consciencia as experiencias da pessoa no mundo permanecendo relativamente estavel ao longo do tempo. O Self formata as mensagens wur a criança
ira se relacionar com os pais e com as outras pessoas lhe são significativas.
Narcisismo Infantul, segundo Kohunt, os bebês naturalmente narcisistas, são auocentrados e se importam só com o próprio bem estar.
Desejando ser elogiados pelo eu são e fazem, Kohunt defende que o self do bebÊ cristaliza duas necessidades, que são: necessidades de exibiçãoe necessidade de constituir uma imagem idealizada dos pais e conforme o desenvolvimento da criança o lugar do self vai dando lugar para visão realista.


Psicanalise Winicott
Pediatra e psicanalista, considerou unidade psiquica entre mãe e bebê e não viu como dois seres puramente distintos..
Winicott, defendeu que não há como descrever o bebê sem falar da sua mãe, pois no inicio, o ambiente é sua mãe e apenas gradualmente vai se transformando em algo externo e separado do bebê.


Escola de Bion
Bion preconiza a necessidade de susbtituir o excesso de teorias que impregam a psicanálise e susbstitui-las por modelos da mesma maneiras.
Ele prpos um simplificação por elemenos da psicanálise que, segundo ele, comportam-se de forma análogas as sete notas músicais simples, ou aos algarismo de 0 a 9, ou ainda as letras do alfabeto. Bion contribui em muitos aspectos na psicanálise, como: uma permanente interação entre a propriação esquizoparanóide (OS) e depressiva ( D), a identificação na relação continuente conteudo, vinculo amor (L) ódio (LH) e conhecimento (K), as transformações a relaçaõ entre ideia ( I) razão ( R) e ador psiquica.
Bion enfatizou que toda análise e um processo de natureza vincular entre duas pessoas que vão enfrentar muita angustia proviniente dessas verdades, e isso impoe que o analista possua condições nescessárias minimas.
O psicanalista em um estado de descobrimento, precisa se: de uma capacidade de ser “continente” aliado a uma função “alfa”, uma capacidade negativa ou seja, uma condição de suportar, dentro de si,sentimentos negativos, como pe, por exemplo, o de um “não saber”, uma capacidade de “intuição” e estado de pacienecia e empatia constante.
A necessidade de que, na situação analiítica, a mente do analista não esteja saturada por memória, desejo e ansia de compeenção imediata.
Segundo a Bion, é muito importante o reconhecimento de que o analista também é importante como
“pessoa real”, e que ele serve como um novo modelo de identificação para o analisando.
Bion promoveu mudanças na clínica psicanálitica, em especial, com conceito de mover transformações


Escola Francesa
Teve seu fundador o grande pensador e teórico Jaques Lacan. Lacan revoltado com crescimento evidenciadono Estados Unidos da Escola da Psicologia do Ego e Self, que segundo a ele acreditava estarem deturpando o real sentido, dos estudos da psicanálise. Em um profundo estudo de Freud, Lacan fez uma releitura de suas teorias. Lacan, foi visto por outras escolas conservadoras, como rebelde da psicanálise, pois por mais que ele se prpos a fazer uma releitura de Freud, ele mesmo se distanciou da teoria original freudiana. Porém Lacan teve uma grande influencia para uma psicanálise contribuindo positivamente em muitos conceits psicanáliticos.

Considerações Finais


Em uma profunda pesquisa, percebo que ambos teóricos de uma certa forma foram de encontro a teoria matriz freudiana, vejo isso não como “matar” a psicanalise de Freud, ou desmerecer. Até por que, é impossivel, tirar Freud da psicanálise, não tem como falar de psicanálise sem falar de Freud, o “pai” da psicanálise e considerado por alguns como segundo pai da psicologia.
Acontece que a psicanálise, precisava cresccer, expandir-se e se adaptar aos tempos da atuis.
Muitos dizem que a Psicanálise é ultrapassada, que psicanalise morreu, não vejo por esse lado, pelo contrário através de contribuiçoes expressivas dos teóricos a psicanálise chegou até aqui.
Mas eu me pergunto e pergunto a você leitor, até onde irá a psicanálise? Nos tempos modernos que nasceram essas correntes de teóricos, foi preciso para aquele momento, mas e hoje? A psicanálise no tempo pós mordenismo, se sustentara? Em meio tantas diversidades, de patologias, de estruturas indivuais cada vez mais imprevisiveis, a psicanálise pdoe se sustentar com as mudanças do mundo de hoje?
A psicologia vem se sustentando com várias teorias, visões,ideias,técnicas e percpções diferentes em relação ao individuo e assim se sustentando se inovando e acima de
tudo participando de quase todas areas que esteja inserido o seres humanos. E a Psicanálise? Se limitara a clínica? Continuar presa nas estruturas básicas de perversão, neurose e psicose? Assim como Freud, em seu tempo se reduziu aas neuroses? A Psicanálise ficara sempre dentro do seu consutorio fechadoe restrituo a quem deseja se conhecer melhor? Em um mundo tão corrido, suponho que a psicanálise precisa sair do seu mundo fechado, ao qual seus práticantes colocou segundo seus dogmas ortodox.
Se sustentar com uma teoria, um ‘saber” no seu próprio meio é confortavel, expor seu saber para os seus é comudo. Quero ver sustentar sua teoria na politica,nas organizações de saúde, nas organizações governamentais e privadas. A psicanálise tem toda uma estrutura e teorias ricas no tocante da investigação da mente humana, tenho aplena certeza que ela é capaz de se sustentar em qualquer instancia, local e momento da vida do individuo.
Só precisamos, recordar,criticar e elaborar a psicanálise para hoje, para amanhã para da qui a 50 anos.
A psicanálise, é a cura pelo amor, segundo a Freud, vemos hoje o mundo se degradando por falta dor amor.
Se a psicanálise é a cura pelo amor, vamos coloca-la para fora, estudar, nos aprofundar, criticar, repeensar e elaborar uma psicanálise para todos e todas instancias da vida humana. Em uma investigação pessoal que fiz de cada
teoria, penso que precisamos refazer uma releitura de Freude em minha concepção, repensar a riqueza das teorias das relações objetais, de Melanie,Wuinicott e Bion por perceber, que são as mais próximas do mundo atual, e com uma linguagem clara, objetiva, sem muita teoria e pouco resultado no mundo. Afinal, para que ter uma prática, uma ciência da investigaçã da mente humana, se o mundo está cada vez mais doente em seu aparalho psiquico, como se referiu freud na primeira tópica. Vejo um medo, uma crítica dos ortodox com o rumo da formação de novos psicanalistas. Medo?
Por que será? Não é uma luta por preservar a psicanalise e sim de monopolizar e continuarem em seus mundos fantasiosos, que criaram para viverem.
A Psicanálise é livre, é laica, é amoral e acima de tudo para todos! Os religiosos da psicanálise classica, sugerem um eu ideial e agem como oposição do “EU”,sensurando, jugando e culpando quem não segue o caminho que eles acreditam ser o correto.
Ser, é não ser, ou seja, ser é não ser o que impõe o que o sujeito que projeta para o outro individuo.
“Nós poderiamos sermos muito mehores, se não quiseerssimos ser tão bons”


Referências


Zimerman, David E. Fundamentos psicanalíticos [recurso eletrônico] : teoria, técnica e clínica : uma abordagem didática / David E. Zimerman. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007. Editado também como livro impresso em 1999. ISBN 978-85-363-0814-