A EXPOSIÇÃO PSICOLOGICA DOS ATLETAS EM COMPETIÇÕES

O que mais se sente hoje nos atletas que vão competir nas Olimpíadas é o medo de errar, o medo de perder, o medo de ter uma lesão, o medo de se expor aos olhos do mundo!

A maioria desses atletas está acostumados coma vitória, afinal estará representando o seu país, a preparação redobrada não é atoa, geralmente já estão acostumados a um rÍtmo acelerado de treinos, e esses atletas estão competindo com adversários de peso, cobranças internas o tempo todo e alguns vão competir com seus próprios ídolos.

Como então ajustar tudo isso com o emocional?

Para a psicanálise a primeira coisa é acreditar naquilo que você é capaz, o amadurecimento emocional vem com a confiança de entender que expor seus medos é uma coisa natural em todos os seguimentos da vida.

O atleta precisa entender que ele não é uma máquina, e a partir da hora que ele começa a entender isso ele também passa a um controle emocional muito mais restabelecido, aceitar que a vitória e a derrota é uma situação que deve ser recebida de forma natural mesmo que difícil.

Acho que existe uma necessidade de uma maturidade emocional da equipe toda principalmente dos treinadores, conversar abertamente e deixar-se ouvir e ter em mente a importância do preparo emocional tanto quanto ao preparo físico, muitas vezes a necessidade do ajuste emocional fala mais alto.

Como psicanalista penso que para os nossos atletas temos o fator “casa” como peso maior no emocional, depois de uma Copa do Mundo desastrosa, o Rio de janeiro em meio a um caos politico, a mobilização forçada, uma segurança redobrada com milhares de homens de prontidão nas ruas zelando por uma segurança ameaçada, e os nossos atletas ao meio de tudo isso  com o foco total nos aspectos técnicos, nutricionais e de responsabilidade, imagino tamanha ansiedade de cada um com tudo isso ao seu redor.

Vale então refletir que cada um é merecedor pelo simples fato de estar competindo e que o ganhar e o perder faz parte do sucesso emocional de cada um e que existe várias formas de vitória.