SENAI – AVALIAÇÃO FINAL  - NOÇÕES DE ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

PROF. Me. CIRO JOSÉ TOALDO –

CURSISTA (Nome) _____________________________________ Assinatura _____________

1. Assistimos três filmes no transcorrer de nossa disciplina: 1. O dia depois de amanhã;  2. Crash - No Limite; 3- Gênio Indomável.Tendo como base tudo que vimos e ouvimos em  “Noções de ética, cidadania e meio ambiente”, escreva um texto , destacando em cada um dos filmes pontos inter-relacionados com a disciplina que estamos encerrando.

2. A respeito do documentário que assistimos sobre “ÉTICA” - produzido pela TV Escola (Governo Federal/MEC) quais foram as temáticas abordadas? Apresentar um comentário geral daquele vídeo.

3. Mediante os textos estudados argumentar por quais razões a ética e a cidadania são tão necessárias para a vida em sociedade? (argumentar com exemplos)

4. Quais foram os três momentos de geração da sociedade tecnológica? E explicar por que o ser humano nesse tipo de sociedade convive com tanta crise de valores?

5. Como um Técnico em Segurança do Trabalho deve ser ético segundo o filósofo ARISTÓTELES?

6. Por quais razões, segundo os estudos feitos em sala, que a relação homem-natureza passa indiscutivelmente pela consciência de valores, pelo compromisso ético e pela educação ambiental e cidadania? 

7. Na atualidade se fala muito da Ética nas empresas. Por que, segundo nossos estudos e os textos apresentados, a ética é algo fundamental nas empresas?

8. Reler o texto sobre “A mudança começa em nós” e destaque, ao menos 5 grandes pontos desse texto que estão relacionados com o Técnico em Segurança do Trabalho.

9. A respeito da disciplina estudada, fazer uma análise da mesma, apresentando pontos positivos e negativos e se valeram esses nossos encontros. Após suas considerações, de zero até dez, qual a nota que você daria para essa disciplina estudada? Justificar sua nota.