1 "Inércia e covardia são as causas de que uma tão grande maioria dos homens, mesmo depois de a natureza há muito tê-los libertado de uma direção alheia, de bom grado permaneça a vida toda na menoridade [...]" (KANT, 2009, p. 407). No fragmento acima, Kant explica sua interpretação do espírito que mova a modernidade. Dessa forma, explique as ideias de razão pública e privada, menoridade e maioridade, sem esquecer-se de analisar o texto citado.

2 Na "A Condição Hutmana" Hannah Arendt no primeiro capítulo afirma: "Mas em sua forma elementar, a condição humana da ação está implícita até mesmo no Gênese. 'macho e fêmea Ele s criou' se entendermos que esta versã diverge, e princípio, da outra segundo a Áual Deus originalmente criou o homem (Adam) a de sorte que a pluralidade dos seres humanos vem a ser resultado da multiplicação" (ARENDT, 2007, p. 16). Principiando com a análise do texto supra, explique a diferença entre a multiplicidade e pluralidade no condicionante humano da Ação.

3 "Já desde Aristóteles, a distinção entreguietude-_e ocupqqãg, entre uma abstenção quase estática de movimento fisico externo e de qualquer tipo de atividade [...] Todo movimento, os movimentos do corpo e da alma, bem como o discurso e o raciocínio, devem cessar diante da verdade (ARENDT, 2007, p. 23). Ancorado pela citação, disserte acerca do papel da contemplação teórica na filosofia política de Hannah Arendt.

4 Disserte acerca de qual o papel da supervalorização da teoria, na inversão de valores entre o labor, o trabalho e a ação, na explicação do homem que vive segundo as regras do capitalismo industrial contemporâneo, na perspectiva de Annah Arendt 

Obs.: Das quatro questões, o estudante pode escolher três ou quatro para responder.

Prova Respondida pelo aluno Emanuel Isaque Cordeiro da Silva.