COLÉGIO WINNER NAVIRAÍ - PROVA DE SOCIOLOGIA - PROFESSOR CIRO TOALDO - 1º BIMESTRE - 1º ANO EM

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA COM RASURAS – NÃO SERÁ CONSIDERA.

1. (1,5) Quais são os dois principais sítios arqueológicos brasileiros? Qual a importância destes para a Sociologia e a História? _____________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. (1,0) A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir.                            

 

I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.                  II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.                        III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.                 IV. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.

Estão corretas apenas as afirmativas:  

 

A) I e III.    B) II e III.    C) II e IV.    D) I, II e IV.    E) I, III e IV.

 

3. (1.0) Ao se estudar qualquer ramo do conhecimento, cabe ao pesquisador conhecer sua gênese, evolução e situação atual das pesquisas. Em relação ao surgimento da sociologia, pode-se afirmar que:

 

I. A consolidação do sistema capitalista no século XIX propiciou os elementos que serviram de base para o surgimento da sociologia enquanto ciência particular.      II. Com o surgimento da sociologia o ser humano passou a ser concebido a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que o constituem.
III. O campo de estudo da sociologia constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os seres humanos estabelecem entre si na vida em sociedade.        IV. Interessa para a sociologia, não os indivíduos interrelacionados, mas sim, indivíduos isolados, tais como se comportam na escola, na família e no emprego.


Das afirmações acima: 

A) Somente a afirmativa IV está correta. 

B) Somente as afirmativas I e IV estão corretas;

C) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. 

D) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas;

E) Todas estão corretas.

 

4. (1,5) Qual é o grande desafio da democracia na contemporaneidade? Como essa questão deve ser vista em relação ao Brasil? _______________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

5. (1,0) Foi à consolidação do capitalismo, no século XIX que gera mudança na vida social. Comte foi um dos precursores da Sociologia. Entre os fenômenos históricos associados aos primeiros passos da Sociologia, não se pode incluir:

A) A Revolução Industrial, a partir das maquinofaturas inglesas;

B) As lutas de classes, com o fortalecimento da burguesia e crescimento do proletariado;

C) Ascensão do Iluminismo e Revolução Francesa;

D) O aumento da escravidão, com o fortalecimento do tráfico na África;

E) Os movimentos de independência nas Américas.  

 

6) (1,0) (ENEM/2013) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente. (MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.)

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas:

  1. Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
  2. Derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
  3. Perderam a relação com o seu passado histórico.
  4. Contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
  5. Demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

 

7) (1,0) Anedota Búlgara: Era uma vez um czar naturalista que caçava homens. // Quando lhe disseram que também se caçam borboletas e andorinhas, /  ficou muito espantado e achou uma barbaridade. (Carlos Drummond de Andrade).

 

O poema de Drummond, ainda que desconhecido, é uma das construções mais sensacionais da Literatura da década de 1930, apresentando muitas informações implícitas. Percebe-se, a partir da leitura do texto, que o autor constrói:

 

A)  uma crítica irônica com relação à hipocrisia das pessoas, representadas pelo Czar.  

B)  uma defesa do meio ambiente como forma de explicitar os problemas ambientais.  

C) um pensamento de igualdade entre todos os seres vivos, sem grau de importância.     

D) um ataque às ditaduras que matam as pessoas e defendem elementos da natureza.  

E) uma afronta ao pensamento alienado das pessoas que não valorizam o ser humano.

 

8) (1.0) (Unespar 2015)  Diz uma anedota que o Sir James Frazer, importante antropólogo da época, ao ser perguntado se falaria algum dia com um selvagem, respondeu muito simples e sinceramente: Deus me livre! De fato, a sua teoria dispensava qualquer contato com o “outro”, qualquer “trabalho de campo”, pois que tudo já estava pronto. ROCHA, Everaldo. O que é Etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense. 2000, p. 32-33.Parte superior do formulário

De acordo com o texto é correto afirmar que:

  1. O etnocentrismo não considera o “outro”, independentemente de sua condição;
  2. O etnocentrismo considera o “outro”, bem como o valoriza a partir de sua localização cultural;
  3. O etnocentrismo estava em achar que o “outro” era completamente dispensável como elemento de transformação da teoria;
  4. O etnocentrismo estava em achar que o “outro” não era completamente dispensável como elemento de transformação da teoria;
  5. Nenhuma das alternativas.

 

 

9) (1,0) Qual a diferença básica entre etnocentrismo e alteridade?

  •