PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA E ENSINO HÍBRIDO NO RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS NO MUNICIPIO DE CUIABÁ

* Benira Pereira de Magalhães
* Leide Nalva Batista Ribeiro

CUIABÁ-MT - 2021

RESUMO
Em 29 de abril de 2020, foi publicado no Diário Oficial do Município, o Decreto nº 7.890 de 27 de abril do corrente ano, que “dispõe sobre a retomada gradativa e segura das atividades educacionais presenciais, nas unidades públicas e privadas no âmbito do município de Cuiabá, e dá outras providências”. O referido ato, durante o decorrer do ano, sofreu alterações por meio de outros atos normativos, quais sejam: Decreto n° 7920, de 14/05, o n° 7998 de 10/07/2020 entre outros. O artigo primeiro, inalterado desde a publicação inicial, determina a elaboração de Plano Estratégico para a retomada gradativa e segura das atividades presenciais dos estabelecimentos de ensino público e privado no âmbito municipal, levando em consideração as peculiaridades da doença COVID-19, em sua alta taxa de contaminação e contágio. Desta forma, este documento tem como pretensão abordar recomendações de ações pedagógicas e sociais, a serem observadas por todos os que fazem parte do cotidiano da Instituição educacional. O presente Plano tomou como base o disposto no documento apresentado pela Secretaria Municipal de Educação intitulado "Roteiro para elaboração do Plano de retorno às atividades presenciais nas Unidades educacionais na rede municipal de Cuiabá": Protocolos de Bio Segurança e Ensino Híbrido". Portanto, para mantermos a proteção de todos faz se imprescindível a participação e colaboração dos sujeitos envolvidos no cotidiano da Instituição, com organização cooperativa, onde cada indivíduo deve ter ciência do seu papel contribuindo assim para a saúde e bem estar de todos.

INTRODUÇÃO
A elaboração deste artigo teve por necessidade planejar estratégias para o retorno às atividades presenciais nas Unidades educacionais na rede municipal de Cuiabá": Protocolos de Biossegurança e Ensino Híbrido, no qual estabelece a inclusão de itens essenciais que deve contemplar no Plano Estratégico de Retorno das aulas presenciais, a saber:
- A relevância da mobilização da comunidade educacional no processo de repensar os processos pedagógicos, reorganizar a rotina, dialogar com as famílias, tendo como foco a garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes.
- Disponibilização através da SME para as Unidades educacionais, dispenser para álcool, tapetes sanitizantes, produtos para desinfecção do espaço, máscaras para estudantes e profissionais, entre outros.
Importante ressaltar que este ano em que o mundo parou em decorrência da pandemia, surgiram diversas reflexões na área da educação, projetando-se como um período desafiador para os profissionais da área, onde a criatividade e a capacidade de se reinventar tornou-se convicção para dar prosseguimento no processo de ensino-aprendizagem. Por isso é fundamental assegurar uma organização eficiente no espaço educativo, abrangendo e observando os diferentes aspectos que irão permear esse retorno das aulas presenciais de forma segura.

1. A ORGANIZAÇÃO DA HIGIENIZAÇÃO E AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA.
Acreditamos que a qualidade do ensino bem como a segurança das pessoas no momento de retomada das aulas presenciais, dar-se á por meio da colaboração do coletivo de profissionais da Unidade Educativa, em conjunto com os pais/responsáveis. Assim é preciso que haja o fortalecimento da conscientização de que somos todos parte desse movimento na busca de um retorno seguro e saudável para a comunidade escolar.

[...]