A prótese dentária ou (dentadura), conhecida popularmente, nasceu em 1728 quando Pierre Fouchard criou as próteses totais superiores com “câmaras de vácuo”. Atualmente utilizam-se sofisticadas tecnologias para fabricar as próteses fixas.

Se você for a uma clínica odontológica e agendar uma consulta com o dentista ele irá fazer um molde de acordo com sua necessidade, o formato da prótese imita os dentes naturais e às vezes até a gengiva; a prótese dentária nada mais é que uma estrutura artificial utilizada para substituir os dentes perdidos ou parcialmente quebrados.

O dentista pode oferecer diversos modelos de prótese dentária, com valores variados dependendo da sua necessidade, os materiais mais utilizados para sua fabricação são: resinas, cerâmica e metais.

As pessoas não colocam prótese dentária apenas por estética, mas pelo bem da saúde bucal, os dentes caem por motivos como cáries, traumatismos e doenças na gengiva, quando isso ocorre é indicado procurar o dentista; na verdade a procura pela clínica odontológica deve acontecer antes desses problemas se agravarem, dependendo do caso não há reversão, e o uso da prótese será indispensável, porém se o acompanhamento com o dentista for anual, o quadro pode ser revertido e assim salvar os dentes fixos.