Categoria: Em andamento.

Autores: Thiago Tarcílio Momesso, Victor Fidelix Morgado, Vinicius Sicherolli, Matheus Felipe Correia de Araujo

1 – Resumo

O presente artigo tem como seu objetivo a propor uma ideia de um aplicativo que auxilie no aprendizado de crianças com deficiência, baseado em interações com a máquina, e também ajudando seu professor/tutor em relação a organização de aulas para o aluno de maneira dinâmica. Foi utilizado pesquisa de campo com educadores e convívio no ambiente escolar para entender o funcionamento do ensino. Para demonstrar os resultados, foi feito um formulário pelo google forms apresentando o índice das respostas dos educadores.

2 - Introdução

No cenário que vivemos, a educação é um direito de todos, sejam elas especiais ou não. Cabe a escola proporcionar todo o cenário de aprendizado e integração a todos os perfis de alunos, como reforça Philippe Meirieu:

Abrir a Escola para todos não é uma escolha entre outras: é a própria vocação dessa instituição, uma exigência consubstancial de sua existência, plenamente coerente com seu princípio fundamental. Uma escola que exclui não é uma escola [...]. A Escola, propriamente, é uma instituição aberta a todas as crianças, uma instituição que tem a preocupação de não descartar ninguém, de fazer com que se compartilhem os saberes que ela deve ensinar a todos. Sem nenhuma reserva.

Com o avanço tecnológico, surgiu a chamada Tecnologia Assistiva, definida como um recurso e serviços voltados para pessoas com deficiências, com o objetivo de proporcionar inclusão social, qualidade de vida e autonomia.

"Para pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis".

(RADABAUGH, 1993)

 

Porém, com todas as ferramentas modernas, ainda há situações onde ocorre limitações quanto ao uso da tecnologia, como por exemplo: a falta de concentração do aluno e dificuldade de contato com o tutor, sendo o foco principal para uma ideia de criação de um aplicativo para android de controle de matérias para organização do tutor, junto com aulas interativas para os alunos deficientes.

 

3 - Objetivo

Disponibilizar um projeto de assistência para as crianças especiais nas escolas, de modo que haja uma maior integração com a tecnologia, além de melhorar o aprendizado com jogos e interações com o aplicativo, de maneira contínua ao lado de seu tutor.

Espera-se trazer uma alternativa dinâmica para incluir o aluno especial nos meios educacionais com o auxílio da tecnologia, visando sempre a evolução das crianças no âmbito educacional.

 

4 - Metodologia

Para realizar o projeto proposto, foi realizado pesquisa de campo com professores atuantes na área, além do convívio no ambiente escolar com as crianças deficientes afim de entender os padrões e funcionamentos de ensino para adaptação ao projeto. Para seu desenvolvimento, será usado as ferramentas Android Studio (Google) junto com o SQLite.

5 - Desenvolvimento

O assistente será desenvolvido visando sistema android, sendo utilizado o Android Studio, junto com o banco de dados SQLite, para poder formar os dados dos alunos para seus tutores, serão abastecidos manualmente pelo professor/ tutor e escola, com base nos laudos médicos.

5.1 - Para o professor/ tutor:

Como tela inicial, será um menu com os alunos do educador, para selecionar a criança que estará sob seus cuidados.

De acordo com a deficiência do aluno e o seu grau, será apresentado sugestões de aulas prontas da internet, havendo a opção de criar uma aula especial, de acordo com seu cronograma ou matéria do professor.

5.2 – Para o aluno:

Depois da etapa anterior realizado pelo educador, o aluno fará as atividades com base em jogos interativos, com interações com um bot assistente através de um ícone continuo nas telas.

 

6 – Resultado e Discussão:

Através de um formulário feito pelo Google Forms, as respostas mostram-se favoráveis ao uso do aplicativo. 100% dos educadores entrevistados responderam que é importante o uso da tecnologia para a educação das crianças, 90% responderam que as aulas que são utilizadas computadores, rendem mais no aprendizado do aluno, 60% disseram que as aulas em que foram utilizadas computadores, os alunos tiveram um maior interesse e 75% responderam que o uso da tecnologia torna o modo de ensinar mais dinâmico. Em tese, mais da metade mostraram interesse em utilizar o aplicativo com 100% dos entrevistados destacando a importância da tecnologia na educação.

Embora esteja em andamento, com esse projeto, espera-se que uma maior dinâmica e facilidade na utilização por parte professor, bem como a realização das atividades pela parte do aluno, combinando aulas temáticas do dia com jogos para que haja uma maior concentração da criança, aliado a um maior aprendizado.

 

 

7 – Referências:

MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Org.) O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 491 p., 2012.

GALVÃO FILHO, Teófilo A. e DAMASCENO, Luciana L. As novas tecnologias e a Tecnologia Assistiva: utilizando os recursos de acessibilidade na educação especial. Fortaleza, Anais do III Congresso Ibero-americano de Informática na Educação Especial, MEC, 2002.

Tecnologia Assitiva: O que é, Objetivos, Categorias: https://www.assistiva.com.br/tassistiva.html

Educação Inclusiva: o que é, importância e como aplicar: https://fia.com.br/blog/educacao-inclusiva/