Resumo: A logística faz parte do cotidiano das empresas, tanto na cadeia produtiva como no fluxo de informações, manutenção, capitais e materiais, desde a aquisição da matéria-prima, fabricação, armazenagem e distribuição. Uma logística organizacional bem estruturada é fundamental para a sustentabilidade dos demais processos dentro de uma empresa. Todas as áreas necessitam diretamente ou indiretamente da atuação logística para entregar, receber e movimentar produtos ou materiais nos setores ou centros de distribuição. O desafio da logística está cada vez maior em virtude de novas normas, legislações e impostos, e do aumento da complexidade de trabalho para as organizações, que precisam manter um custo otimizado dos seus produtos e serviços para se manterem competitivas no mercado. Neste contexto, o objetivo principal deste artigo é analisar a forma de atuação da equipe de logística interna de movimentação de materiais da oficina central da ArcelorMittal Tubarão e propor melhorias na sistemática de trabalho da equipe, afim de atingir objetivos específicos como – padronizar as atividades, aumentar a produtividade, ganhar em segurança do trabalho, controlar o recebimento e entrega de materiais, otimizar a mão-de-obra dos operadores de pátio; agilizar o recebimento e entrega de materiais nas oficinas; sistematizar o atendimento do pátio de materiais; implantar de maneira eficaz a rastreabilidade dos materiais; centralizar as movimentações entre oficinas numa única supervisão; reduzir as horas extras com caminhão; gerar controle; dar recurso e condições adequadas de trabalho e treinar a equipe. Utilizou-se uma pesquisa in loco e documental, analisou-se as atividades de recebimento, acondicionamento, identificação, controle, rastreabilidade e distribuição das atividades e questões relativas à otimização do espaço físico no pátio das oficinas. Obtiveram-se dados através dos sistemas de informação da empresa (SAP e SISMANA) e planilhas de controle do pátio. Os principais resultados obtidos foram à implantação de controles internos, implantação de um canal de comunicação formal para as demandas de movimentação. Obteve-se também a redução da ociosidade dos operadores e da utilização do caminhão, redução das horas extras do caminhão, aumento da produtividade das oficinas, organização do ambiente de trabalho, segurança do trabalho, qualificação da equipe de movimentação, satisfação dos empregados e áreas clientes. Concluí-se que através do conhecimento e controle eficaz das atividades logísticas podem-se gerar excelentes resultados quantitativos e qualitativos para clientes, empregados e acionistas.
Palavras-chave: Logística. Movimentação. Materiais. Controles. ArcelorMittal Tubarão.

1 INTRODUÇÃO

Num cenário mundial altamente competitivo, onde as empresas buscam minimizar a cada dia as perdas decorrentes dos seus processos produtivos e maximizar a geração dos lucros através do aumento da produtividade, redução de custos e otimização dos recursos, faz-se necessário buscar estratégias que possam reduzir tais problemas nas atividades logísticas das organizações.
Em uma siderúrgica localizada no Estado do Espírito Santo, as movimentações de materiais das oficinas centrais eram realizadas com efetivo de 10 operadores de pátio atuando em regime de turno de revezamento de 12 horas.
Não havia controle efetivo dos materiais que eram acondicionados no pátio, pois os equipamentos, peças e matérias-primas não eram quantificados e identificados corretamente, dificultando a rastreabilidade e gerando improdutividade.
Além disso, as atividades no horário administrativo (8h às 17h) estavam comprometidas, devido ao efetivo reduzido e a maior concentração de demandas neste horário, gerando atrasos e insatisfação das áreas clientes.
Os colaboradores das oficinas de Usinagem, Caldeiraria e Mecânica tinham a tarefa de buscar os materiais e/ ou equipamentos no pátio para execução das suas respectivas atividades, gerando improdutividade devido à interferência entre equipamentos de movimentação e ao tempo de translado entre as oficinas.
Portanto para resolução das diversas variáveis que influenciam negativamente na eficácia do atendimento da equipe de logística interna, foi necessário à identificação dos pontos críticos e análise dos principais desvios, com o objetivo principal de verificar a forma de atuação da equipe de logística interna de movimentação de materiais da oficina central da ArcelorMittal Tubarão e propor melhorias na sistemática de trabalho, assim como implantar ações de controle e treinamentos para melhorar o desempenho da equipe, satisfação dos empregados, clientes e acionistas.