1.  RESUMO

Organizar uma excursão ou uma viagem com um grande número de pessoas não é uma tarefa fácil, pois demanda muita organização, tanto da parte do agente de viagem (organizador), quanto das pessoas que viajarão. É necessário controlar os horários de saída e chegada, lista de presença, combinar os locais de encontro, divulgar os detalhes do itinerário e, principalmente, a comunicação entre todas as pessoas envolvidas. Diante das necessidades em questão, a proposta apresentada consiste em um aplicativo que ofereça comodidade, organização e transparência entre quem organiza a viagem e os participantes da mesma. Outra função importante do aplicativo é ajudar as pessoas que estão perdidas no evento, ou que não estão achando o ponto de encontro, a saberem a localização exata de cada um.

 

2.  INTRODUÇÃO

O número de viagens rodoviárias e aéreas cresceram muito nos últimos três anos. Segundo pesquisas, o turismo de negócios cresceu 14,7% no primeiro semestre de 2019[1]. Já o número de viagens domésticas cresceu 47,7% desde 2018 [2].

Dentre os vários nichos, podemos destacar dois setores que movimentam as excursões, sendo eles o turismo para idosos e o turismo religioso. Segundo o levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), estimasse que a população idosa chegue a 22% em 2050[3]. Este dado tem despertado o interesse dos prestadores de serviço no ramo turístico. Já o turismo religioso no Brasil vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Para se ter uma ideia, dos 207,7 milhões de brasileiros, 170 milhões são batizados na Igreja Católica [4].

De fato, o serviço prestado pelos agentes de viagens tem crescido muito, onde o volume de viagens é cada vez maior. Esse aumento demanda um grande esforço por parte dos agentes de viagens, sendo: divulgação das viagens, elaboração do itinerário, listas de presença, manter a comunicação com os passageiros. Além disso, há uma grande responsabilidade durante o evento, onde é necessário combinar os pontos de encontro, realizar a conferência da quantidade de passageiros e entrar em contato, caso seja necessário. Diante das necessidades apresentadas, encontramos a demanda por um aplicativo móvel que atenda de forma simples e funcional, tanto os agentes de viagens, quanto os passageiros.

 

3.  OBJETIVO

Desenvolver um aplicativo para auxiliar agentes de viagens a organizar os horários, pontos de encontros, lista de presença e itinerários, bem como auxiliar os próprios passageiros com horários de saída e chegada, além da localização de cada um dentro do evento. O aplicativo facilitará o trabalho e trará organização ao agente de viagem. Em contrapartida, dará tranquilidade e transparência aos passageiros.

 

4.  METODOLOGIA

Para o desenvolvimento da aplicação, será utilizada a IDE Visual Studio Code Versão 1.37.1 como ferramenta de produção [5]. O framework será o React Native Versão V0.60.0 [6], desta forma, dando a possibilidade de uso do aplicativo em sistemas Android e IOS, não sendo necessária a programação nas linguagens de ambas as plataformas, dando mais agilidade e economia no desenvolvimento. Para traçar rotas, será utilizada a API do Google Maps [7].

 

5.  DESENVOLVIMENTO

O aplicativo permite o cadastramento de todos os dados referentes a viagem (data, horário, pontos de saída e chegada, valores, etc.), para a divulgação do mesmo. Essa divulgação poderá ser realizada através de compartilhamento nas redes sociais, envio de mensagens via chat ou ainda, notificações push [8]. Após os clientes demonstrarem interesse pela viagem, o usuário poderá criar a lista de presença e devolver a confirmação da viagem para todos os participantes. Esta ação criará um evento, com alerta, no calendário do cliente.

Na saída para o evento o usuário poderá realizar a chamada da lista de presença pelo aplicativo, realizando assim o checkin de cada passageiro. Durante o evento serão enviados aos passageiros o local do ponto de encontro, bem como o horário limite para o retorno. Próximo ao horário combinado, o aplicativo passará a emitir alertas ao passageiro (vibrando e tocando).

A todo momento os passageiros podem se comunicar via chat com o agente de viagem, tanto no privado quanto conversa em grupo. O mesmo vale de passageiro para passageiro. Além disso, os passageiros que estiverem como GPS do celular ativado, poderão consultar a localização de cada um dentro do evento. Esta função está disponível ao agente de viagem também. Caso alguém se perca e não saiba chegar ao ponto de encontro, poderá utilizar a função de traçado de rota, onde o

 

aplicativo exibe o caminho do ponto atual até o ponto de encontro. Ao término da viagem, todos os passageiros poderão classificar o atendimento do agente de viagem, meio de transporte, enviar elogios, críticas ou sugestões.

 

6.  RESULTADOS PRELIMINARES

A finalidade deste trabalho é obter um protótipo que possibilitará a administração eficaz de todos os processos e trâmites envolvidos na organização de uma excursão e/ou viagem. Espera-se que o agente de viagens utilize a função de planejamento do aplicativo, a fim de realizar a divulgação de todos os detalhes da viagem, bem como manter a lista de interessados sempre atualizada. Deseja-se também, que a comunicação entre as partes envolvidas seja realizada através do chat privado e/ou chat em grupo. A função de localização de passageiros facilitará o encontro dos mesmos, principalmente nos momentos de dispersão do grupo. O agente de viagem contará ainda com a opção de traçar rota para o ponto de encontro, onde com isso garantirá que todos os passageiros consigam chegar ao local previsto sem maiores dificuldades.

 

7.  FONTES CONSULTADAS

[1] G1. Disponível em: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2019/07/23/turismo-de- negocios-cresce-147-no-brasil-no-1o-semestre.ghtml (Acessado em 23 de agosto de 2019). [2]M&E. Disponível em: https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/numero-de- viagens-domesticas-cresce-477-no-brasil-em-2018-diz-pesquisa/ (Acessado em 23 de agosto de 2019).Revolucaoprateada. Disponível em: https://www.revolucaoprateada.com.br/turismo-para- terceira-idade-cresce-no-brasil/ (Acesso 23 de agosto 2019).Fretamais. Disponível em: https://www.fretamais.com.br/entendendo-o-crescimento-do- turismo-religioso-no-brasil/ (Acesso em 23 de agosto 2019).Codevisualstudio. Disponível em: https://code.visualstudio.com/ (Acesso em 26 de agosto 2019).ReactNative. Disponível em: http://www.reactnative.com/books/ (Acesso em 26 de agosto 2019).Google. Disponível em: https://developers.google.com/maps/documentation/?hl=pt (Acesso em 26 de agosto 2019). Fabricadeaplicativos. Disponível em: https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt- br/articles/203761209-Notifica%C3%A7%C3%A3o-Push (Acesso em 27 de agosto 2019).